segunda-feira, 24 de junho de 2024

Várias vezes fui ao Porto

 

Várias vezes fui ao Porto

Na noite de S. João

Na cabeça, o martelinho;

No céu, a luz do balão.


E em muitas ruas se via

Uma rusga a aparecer

Com arquinho e balão,

Tudo lindo de morrer!


De manjerico e cidreira

A noite era perfumada;

O alho porro e a arruda

Para a malta ataviada!


Muito se fazia ouvir

O martelo brincalhão.

Se a cabeça era careca,

Maior era a animação.


Há muito não vou ao Porto,

Em noite de  S. João,

Prefiro ver à distância

A alegre multidão.


E a bela sardinha assada,

Na brasa a fumegar,

À espera da bela broa

Pra nela poder pingar!



Pudesse eu voltar atrás,

Talvez lá quisesse rever

As minhas filhas pequenas,

Podendo vê-las crescer.


O resto lá foi passando,

Ficando-me na memória.

Foi ave que já voou

Morando na trajetória.



7 comentários:

  1. Bom dia
    Mais umas bonitas quadras ao S. João e não só.
    Só me lembro de uma ida ao S. João ao Porto com a família era ainda muito novo mas tenho na ideia uma grande noite naquela altura .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma festa cheia de alegria e animação!
      Boa semana, Joaquim

      Eliminar
  2. Belas palavras nessa poesia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  3. Vivam as festas de S. João.
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .
    Poema: “ Apenas Amor “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem animadas, que também precisamos disso.

      Eliminar
  4. Bonitas quadras a São João de outrora, recordado com a saudade de tempos passados.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar