terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

A chave

 

Gostaria de saber dizer o que se sente quando se entrega a chave. A chave de uma casa onde se viveu longo tempo de juventude, ao qual se seguiu um tempo mais longo aonde se ia como se continuasse a ser a sua casa, embora já lá não morasse. A morar tinham ficado os pais e muitas coisas que faziam recordar outras coisas, umas boas, outras nem tanto.

Quando entregamos a chave é como se uma parte da vida vivida estivesse a marcar um ponto final, sabendo-se, naturalmente, que nada nem ninguém é eterno.Tentar contrariar esta realidade é puxar por sofrimentos que, se puderem ser evitados, tanto melhor.

Pela parte que me toca, gostava de encontrar uma chave, cada vez mais apaziguadora, para as muitas chaves que vamos entregando, de uma maneira ou de outra, ao longo da nossa vida. 

 

8 comentários:

  1. Um texto que gostei de ler e que me deixou em profunda reflexão
    .
    Saudações poéticas. Semana feliz .
    .
    Poema: “” Fechada em meu coração ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que muita gente já passou por isto. Nesses momentos, penso que é bom não ser saudosista e que a vida é mesmo assim.
      Uma tarde feliz

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Infelizmente uma chave impossível de encontrar.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível não diria, mas talvez bastante difícil, embora dependa do momento que se vive.
      Uma boa tarde também para si, Joaquim

      Eliminar
  3. Foram poucas as chaves que entreguei. Mas, em cada vez o fiz na certeza que era a meus olhos impossível: não voltaria àquele lugar nunca mais, "nunca, nunca, nunca mais".. Lembro que a última tarefa em que me empenhei numa das casas onde vivi, foi alindar o jardim, retirar uma ervita, regar. Despedia-me em cada gesto com a ternura toda que possuía e não era minha mas dele. Fiquei a olhá-lo na incrível surpresa que não me cabia na mente, amanhã não o verei, amanhã não há quem encaminhe a vida vegetal, quem lhe chegue uma gota de água; não há passos no corredor, a água a correr nos canos, eu cantando O patinho Barnabé e a alegria bailando nos olhos mais bonitos que já vi. Amanhã é tudo silêncio e as flores esperam em vão; os interruptores morrem de patilha erguida, de pé como as árvores. E não entendo como é que a casa não cai de saudade, as paredes não esmorecem e perdem esquadria, as portas não despencam da sua altura.
    Em cada chave que entreguei morri muito. E outro tanto ressuscitei depois.
    E será assim (ou semelhante) com a Maria Dolores. Há sempre uma Páscoa a esperar-nos
    Mas cada vez mais a Páscoa mingua e se faz desapercebida.
    Que não nos falte (é bem mais necessária que o nívea).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bea, nem sei o que lhe dizer deste seu texto. Melhor despedida para uma casa seria impossível, embora eu não costume cantar, embora as ervas colhidas fossem roupas usadas ou guardadas para necessidade futura, embora houvesse galinhas e não patos, etc
      E, mesmo vendo que é um bem que vai diminuindo, também acredito em pequenas e animadoras Páscoas que vão renascendo de silêncios. Não sei se será por isso que gosto tanto de magnólias.

      Eliminar
  4. Um texto que se torna uma reflexão.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisa pouca que me me vem à cabeça e que, se eu posso na hora, gosto de partilhar e/ou libertar.
      Um abraço, Elvira

      Eliminar