segunda-feira, 6 de junho de 2022

Muito dizem os jornais mas deles os outros não falam

 

Este fim de semana, uma amiga, que coordena o jornal do agrupamento de escolas onde trabalha, pediu-me para eu rever o jornal escolar. É que outros olhos podem detetar gralhas que os olhos do próprio parecem não ver, apesar de muita revisão. Acontece a todos.

E é sempre com muito gosto que o faço porque revejo situações - umas que vivi, outras que gostaria de ter vivido, outras que sempre me cativaram, outras das quais já me sinto mais distante...

E como, neste caso, o agrupamento envolve escolas do 1º ciclo ao secundário, o jornal mostra meninos em ação - dentro e fora da sala de aula, a ler, a escrever, a desenhar, a apresentar trabalhos, a plantar árvores, em visita de estudo, a cultivar a hortinha, a fazer desporto, e um sem número de coisas boas que geram boas aprendizagens para a vida.

Já os mais velhos mostram experiências realizadas, no campo da biologia, da física e química, do ambiente, da matemática, da língua materna e línguas estrangeiras, da formação profissional, etc.

Também gostei de ver testemunhos de jovens de outras nacionalidades  sobre o modo como foram acolhidos e integrados na escola.

Claro que a vida escolar, como sabemos, nem sempre é uma mar de rosas, mas ler os jornais escolares - dos quais, habitualmente, os outros jornais não falam - também nos permite conhecer  atividades, realizadas pelos alunos com o apoio de professores, que abrem janelas de esperança. E bem precisamos dela para continuarmos a respirar.

 

10 comentários:

  1. Bom dia
    Sempre que tenho oportunidade de ler jornais desse gênero o que cada vez são mais raros de encontrar, faço questão de os ler pois trazem sempre notícias muito variadas das quais me trazem muitas recordações.

    JR





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Joaquim. Há até autarquias, como a da zona onde vivo, que incluem páginas de agrupamentos de escolas nos seus jornais, o que é muito bom porque divulgam muito trabalho educativo realizado.
      Quanto às recordações, também é bom, porque ajudam a acompanhar a (nossa) evolução, sempre necessária.
      Boa semana.

      Eliminar
  2. É sempre de louvar e elogiar o cuidado e a competência
    .
    Cumprimentos … uma semana Feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Concordo consigo, Ricardo, e há, de facto, muito e bom trabalho realizado, por exemplo, em escolas, mas que é desconhecido da grande maioria das pessoas. E muitas vezes é pena.
    Uma semana igualmente feliz.

    ResponderEliminar
  4. A Escola é um mundo muito próprio: o mundo dos alunos, dos professores e das aprendizagens. Parece-me que os restantes jornais - com poucas excepções - são outra coisa e têm outros fins. Cada pássaro no seu galho.
    Mas também penso que todas as escolas deveriam ter o seu jornal. E parece-me que há várias que o têm apenas no formato digital. De certeza sou antiga, mas gosto de coisas que se possam palpar, que existam fisicamente. Mas depois há a parte ecológica, é o papel que se gasta, as árvores que se abatem para isso, as verbas que não existem para os custear. Sei lá que mais. Mas ler um jornal escolar é entrar num mundo diverso. Faz bem, dá outra respiração. E os alunos gostam de se ver por lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que os jornais escolares são muito bons e estimulantes sobretudo para muitos alunos que ganham visibilidade e se sentem mais reconhecidos. Pelo agrupamento que conheço melhor, julgo que agora se recorre mais facilmente ao digital, mas o último do período foi em papel para permitir esse maior contacto. Depois há sempre a falta de verbas, mas a isso as escolas (públicas) já estão mais que habituadas.
      Um dia bom, Bea, com boas respirações.

      Eliminar
  5. Quando lecionava também participava com os meus alunos!!!😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E era tão bom. Também tenho boas recordações. Felizmente.
      Um beijinho

      Eliminar