terça-feira, 15 de agosto de 2023

Rituais também com melancia e talvez doces

 

Liguei a televisão e, no canal 1, estava a ser transmitida uma missa, porque hoje se celebra a festa católica da Senhora da Saúde. De repente, ocorreram-me alguns hábitos que, menina e moça, muitas vezes vi serem seguidos na família, mas que não cultivei pelos afazeres da vida e, se calhar, por algum desapego a rituais em dias marcados.

Por exemplo, neste dia feriado de 15 de Agosto, os meus pais iam quase sempre à missa aos Carvalhos, Vila Nova de Gaia, onde se festejava a Senhora da Saúde, na capela com o seu nome. O fervor religioso era da minha mãe, o lado de apreciar a festa mais pagã era do meu pai. 

Quando regressavam, traziam sempre uma grande melancia, muito vermelhinha e sumarenta, que saboreávamos deliciados, e talvez doces, mas deles já não me lembro bem. A minha mãe não os dispensaria, aconchegadinhos no habitual cartucho de papel. O plástico ainda não tinha invadido o mundo inteiro. Oxalá este ano  tenha diminuído por lá e em toda a parte. Também pela saúde de todos.

O dia, às vezes, estava muito quente, mas, quando a minha mãe chegava a casa, não falava do calor, mas sobretudo da beleza dos andores e da cerimónia, enquanto o meu pai procurava no jornal - julgo que naquela altura era O Primeiro de Janeiro - o horário de algum jogo de futebol ou da Volta a Portugal em bicicleta.

Embora não seja de seguir muitos rituais, sobretudo com regularidade, acho que estes podem também dar saúde a quem os pratica. Então, por que não?

 

Muita saúde para todos!

 

4 comentários:

  1. Não sou contra os rituais instituídos; desde que concorde com eles posso até praticá-los. Mas há rituais de família e rituais particulares, criados por cada um de nós. É a esses que dedico mais atenção.

    ResponderEliminar
  2. Há já alguns anos que não vejo uma festa do género! E gosto! 😘

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Lembro me de ir todos os anos á senhora da saúde dos carvalhos com um farnel enquanto nenhum dos meus irmãos casaram . Ainda lá vou muitas vezes ao domingo á tarde.

    JR

    ResponderEliminar
  4. E que praia é essa que nos mostra, tão cheia de passos, Maria Dolores?

    ResponderEliminar