terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Os amuos e um saco que se julgava roto

 

Desde pequeno que se habituara aos amuos. Da mãe, do padrasto, dos irmãos. Os amuos punham-no triste e indefeso. Querer falar e obter apenas respostas frias de não mais que uma ou duas palavras era pesado.

Desde muito novo, dava consigo a pensar nestes momentos de incomunicação prolongada, que, de repente, irrompiam na família e estragavam toda a alegria que era quase sempre breve. Os amuos, por sua vez, eram longos. Chegavam a durar dias e abriam feridas de culpabilidade que demoravam a curar.

Às vezes, bastava uma palavra mais transviada, uma recusa em fazer qualquer coisa, um desacordo momentâneo para logo a face da outra pessoa se fechar como castigo, tantas vezes misturado com acusações que irrompiam de todos os tempos e lugares.

Não, quando fosse adulto não seria assim. Em vez de amuo, recorreria ao diálogo. Sem ruídos acusadores nem silêncios fechados à chave, como estava habituado.

Com o tempo, vieram os sorrisos empáticos do amor. Uma nova vida começou. Na primeira casa onde viveram foram muito felizes. Na segunda, já começaram a aparecer situações mais desavindas, sobretudo depois da chegada do bebé.

Começou a amuar por muitas e variadas razões que o contrariavam. Ela, porém, continuava a falar e a viver os seus dias.

Embora pensasse que os amuos de antigamente tinham caído em saco roto, afinal estavam bem presos a si e era ele próprio que o desatava.

Ela, porém, não deixava que os sons dos seus dias se interrompessem. E assim o saco em que ele transportava os amuos foi-se esvaziando. Por inutilidade.

 

5 comentários:

  1. Quem amua nem imagina o mal que faz a quem o/a quer escutar/ouvir. Gostei de ler
    .
    Feliz terça-feira de Carnaval. Saudações cordiais.
    .
    Poema: “” É Carnaval: Brinque-se … ””…
    .

    ResponderEliminar
  2. Talvez seja solução, mas não serve a todos. Os amuos são uma grande chatice para quem os atura. São apenas infantilidades, restos de criança mimada. Não ficam muito bem num adulto. Ok, não somos perfeitos. Pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja a reação que menos trabalho dá, mas os amuos também dão chatices, e se dão. O pior é que quem amua também não se sente mais feliz com isso.

      Eliminar
  3. Feliz não se sente de certeza. Muitos amuos são pura vingança e não acredito que uma vingança dê verdadeiro bem estar a alguém.

    ResponderEliminar