sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Ilusão/desilusão

 

A menina foi aos Estúdios do Harry Potter, em Londres, e saiu de lá muito desiludida: afinal, a magia presente nos livros e filmes não era magia verdadeira, era fabricada. Foi penosa a descoberta. Ao ouvi-la, a mãe interrogou-se se não tinha sido melhor terem deixado a visita para muito mais tarde. E ficou desiludida consigo própria pela opção.

E como a desilusão até nas cerejas existe, lembrou-se do que tinha ouvido dizer a alguém muito próximo há longos anos e com séria aspereza: Desiludiste-me. 

Era das piores críticas que se podia ouvir.

Enquanto jantavam, a menina e a mãe, cada uma à sua maneira, pensavam na desilusão mais recente. A menina porque era a primeira vez que via a sua verdade interrompida; a mãe porque comparava a desilusão à fria e indesejada solidão. 

No final da refeição, a menina falou, já não sei a que propósito, do Pai Natal, em quem sempre tinha acreditado. E em quem continuava a crer.

A mãe sorriu e nada disse. Deixaria as palavras para quando a desilusão chegasse mais veloz do que um trenó ou de qualquer truque mágico do Harry Potter.

Só não sabia era quando. 

 

5 comentários:

  1. Bom dia
    A ilusão é um sentimento que se vem a desvanecer com a desilusão e não é só nas crianças mas no dia a dia de cada um principalmente com as pessoas que nos desiludem a cada dia depois de criarmos uma grande ilusão das mesmas .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Só se desilude quem um dia se iludiu.
    Mas quem não se ilude, quando se é menina e moça?
    Exista ou não, Magia nos Estúdios onde ela se fabrica, o que importa são as emoções sentidas quando as imagens desfilam na frente dos nossos olhos. Na vida, temos momentos para tudo, é preciso é dar tempo ao tempo e deixar que o tempo nos amadureça e fortaleça.

    Um abraço. :)

    ResponderEliminar
  3. Quando as crianças se sentem enganadas é muito mau :))
    -
    Soltam-se raios de sol pelas fendas da manhã
    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Harry Potter ... a lenda (saga) continua...
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Sair do pensamento mágico para a realidade dói sempre um bocadinho. Mas também é necessário. Contudo, o "desiludiste-me", é forte. Porque é mais do que "não sobrou nada de ti", é um "no teu lugar está a desilusão que causaste". É forte. Mas é verdade que, em algum momento, conhecemos a desilusão e até que aprendemos a conviver com ela. A que acontece nos outros e nós provocámos; e a que eles provocam em nós. A relação entre as pessoas é uma provocadora. Mas quem, ou o que, seríamos sem ela.

    ResponderEliminar