domingo, 18 de setembro de 2022

Coisas de final de domingo

 

Pois, hoje é domingo (até parece novidade!) e está calor. Muito calor. Na semana passada, comprei 'novidades' para plantar. E lá vim eu toda contente com os molhinhos de alho francês, beterraba, couve-flor, brócolo, etc. Já está tudo plantado em carreirinhos. No horto, disseram-me, perante uma pergunta minha se teria sucesso na plantação: Isto agora vem tudo. Mas logo veio um alerta: Mas é preciso tratar, é claro.

E o melhor tratamento agora seria regar, mas sempre ouvi que o melhor é fazê-lo de manhã cedo, pela fresca (gosto muito desta expressão). Para mais a poupança da água é cada vez mais urgente. Porém, não sei se conseguirei levantar-me tão cedo, embora me levante sempre cedo. Se não o fizer, eu sei que é mais um dia em que as plantas novas passarão sede de morte, o que lhes pode ser fatal e à minha vontade de as ver crescer.

Logo de manhã cedo fui à padaria/confeitaria, comprei roca - que nos sabe tão bem aos domingos - e não resisti a croissant para a minha mãe. Ela sempre gostou destes mimos com açúcar, onde, talvez, veja também afeto.

Como ainda não eram oito da manhã, havia pouca gente, talvez umas três mesas ocupadas. Numa das mesas estava uma mulher cheia de carnes (não gosto da palavra gorda) que enchia a mão com um pastel que, acompanhado com uma meia de leite, a encheria de prazer. Talvez o primeiro prazer do dia ou, até, o único prazer do dia. Olhei, se calhar, de forma indiscreta, e ela acusou o olhar. Desviei logo os olhos, enquanto a menina perguntava: E a menina? Nem que a menina deste lado do balcão pudesse ser avó da dita menina.

Ao sair com os sacos, senti o ar ainda fresco da manhã. Olhei o céu que logo me lembrou - céu sardinhento ou é chuva ou é vento. Mas nem uma coisa nem outra, porque até no céu há aparências que iludem.

Neste momento, oiço o meu neto a brincar e a palrar. Tem dezassete meses, está muito engraçado e exige muita atenção porque faz asneiras próprias da idade.

As hortaliças da horta, se chover ou se as regar, darão boas sopas para ele e para nós.

Amanhã tenho mesmo de me levantar ainda mais cedo.


6 comentários:

  1. Que bom a Maria fazer uma horta. E regar. E ver crescer as plantas. Também gostava de ter uma horta, mas como não posso cavar, ficam-me as hortaliças no pensamento. E rego e mudo apenas as flores. Hoje também foi dia de mudar algumas, vamos ver se aguentam, o outono não é a melhor estação para fazer mudanças em flores envasadas, mas fui desleixada no verão.
    Pois, daqui a uns tempos o seu netinho come sopas com os hortícolas da avó. É bonito. E bom.
    Curiosidade: o que é roca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bea
      Eu também faço pouco na horta. Tenho quem me ajude, felizmente, e colho mais do que semeio ou planto. Sim, é muito bom levar a cestinha vazia e trazê-la cheia de coisas verdes e fresquinhas.
      Nisto, sou mais 'orientadora' e fico-me pelos vasos e canteiros. Mesmo assim, às vezes gostava de ter tudo mais arranjado, mas também por algum desleixo, por outras prioridades, etc.
      A roca é um pão branco da massa da regueifa mas comprido e não redondo.
      Prefiro sempre pão escuro, mas ao domingo sabe(-me) bem.
      Uma boa semana, Bea, e que a chuva também vá regando.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Dizem que em outubro é que pega tudo .
    Boas plantações para boas colheitas.
    Deve ter sido rosca que comprou que é da mesma massa que aqui chamámos de regueifa azeda .
    O prazer de comer é só um e medidas de roupa há muitas .
    Boa semana .

    JR

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Começando pelo fim, achei piada à sua última frase. Ali. na confeitaria e bem cedinho, estava um bom exemplo disso.
    O que eu queria dizer era mesmo roca, que é o termo que aqui as pessoas usam para o pão de regueifa, mas em forma comprida e não redonda.
    Realmente os nomes referentes ao pão devem ser imensos. Dava um estudo engraçado.
    E as variações consoante as terras também devem ser abundantes, porque 'cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso'!
    Obrigada e boa semana também!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    É verdade, o nome do pão em Portugal dava realmente para um grande estudo.

    JR

    ResponderEliminar
  5. Se dava. Conheço uma padaria onde o pão tem nomes como: bica, italiana, holandês, alentejano, etc.

    ResponderEliminar