quarta-feira, 2 de março de 2022

'O MENINO DA SUA MÃE


No plaino abandonado

Que a morna brisa aquece,

De balas traspassado

— Duas, de lado a lado —,

Jaz morto, e arrefece.

Raia-lhe a farda o sangue.

De braços estendidos,

Alvo, louro, exangue,

Fita com olhar langue

E cego os céus perdidos.

Tão jovem! que jovem era!

(Agora que idade tem?)

Filho único, a mãe lhe dera

Um nome e o mantivera:

«O menino da sua mãe».

Caiu-lhe da algibeira

A cigarreira breve.

Dera-lha a mãe. Está inteira

E boa a cigarreira.

Ele é que já não serve.

De outra algibeira, alada

Ponta a roçar o solo,

A brancura embainhada

De um lenço... Deu-lho a criada

Velha que o trouxe ao colo.

Lá longe, em casa, há a prece:

«Que volte cedo, e bem!»

(Malhas que o Império tece!)

Jaz morto, e apodrece,

O menino da sua mãe.'

s. d.

Fernando Pessoa, Poesias, Ática, 1942 


 

8 comentários:

  1. Bom dia
    Custa muito fazer comentários na situação atual .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Se custa. E tantas vidas se estão a perder e tantos lugares estão a ser reduzidos a escombros.
    Custa a crer e a ver.

    ResponderEliminar
  3. É lindo este poema. Tenho-o manuscrito num caderno de argolas que em boa hora herdei.
    A maldita guerra mata mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vejo imagens de jovens soldados no terreno desta guerra terrível, logo este poema me vem ao pensamento.
      Também tenho um caderninho muito antigo de argolas com capa com flores, julgo, que bordei a ponto de cruz. Tem poemas, receitas, etc. Um dia destes vou reabri-lo.

      Eliminar
    2. É bom que o deixe a alguém, pode ainda ser muito estimado. Tenho quase veneração pelo meu. Foi-me dado quando tinha ainda dezoito anos. Está manuscrito com uma caligrafia linda e a tinta permanente. Não tem capa, é apenas um conjunto de folhas escritas e metidas em argolas simples. Para mim vale mais que qualquer livro que tenho. Mesmo os autografados. Penso que quem mo deu era uma alma de excepção, mas não creio que algum dia tenha sequer imaginado a metade do apreço que lhe dedico.

      Eliminar
    3. Que bom,Bea, quando as pessoas e as coisas assumem esse valor.
      O meu caderninho - julgo que lhe chamei 'O meu cantinho' - foi feito por mim. É tudo escrito à mão com letra redondinha de adolescente. Julgo que lá estão também sonetos de Florbela Espanca que eu, na altura, sabia de cor e que me fascinavam. Um dia, fiz um poema à la mode de Florbela, mas, quando, ufana, o li à minha irmã, logo perdi a vontade de voltar a parafrasear e ainda bem.
      Um bom fim de tarde (por cá, tem chovido, felizmente).

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada, Cidália. Quisessem as mentes destruidoras ter um sentido mais humano e poético da vida para não a matar.
      Um beijinho

      Eliminar