sábado, 26 de fevereiro de 2022

Quando nos imaginamos na pele dos outros

 

Logo de manhã, vi-a com lágrimas nos olhos. Ela tinha visto as imagens de uma família ucraniana que decidiu fugir de casa para escapar à morte. O homem teve de ficar para combater pelo seu país.

Ela, ainda com lágrimas, contou a notícia. Não fez comparações com a sua própria vida, mas tinha o filho ao colo e, de certeza, que tinha pensado no sofrimento de viver tal situação.

 

Tantas vezes o sofrimento dos outros é visto por nós com indiferença. Se não o sentimos e não o vivemos, é como se não existisse. Mas existe. Perto e longe de nós. E temos a prova quando nos pomos na pele dos outros.


18 comentários:

  1. Imagens terríveis nos chegam da Ucrânia. Homens, Mulheres e Crianças a sofrerem a maldade e as atrocidades mandadas praticar por um homem louco chamdo PUTIN. Maldito seja. Há-de arder no inferno.
    .
    Saudações poéticas … feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá que pensar como algumas mentes perversas conseguem criar tanta instabilidade e sofrimento no mundo.

      Eliminar
  2. Se há mau fado ou desgraça, pormo-nos na pele dos outros amachuca e, neste caso específico, não tem neles qualquer efeito prático. É apenas um inevitável de almas sensíveis expostas à notícia. A compaixão escasseia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o outro, ainda que próximo, parece, muitíssimas vezes, um ser muito distante. E a solidão, de um lado e do outro, também aumenta.

      Eliminar
  3. Boa tarde Maria. Acompanhando com muita tristeza os acontecimentos na Ucrânia. Aqui no Brasil temos muitos descendente de ucranianos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Portugal também há bastantes ucranianos. Têm-se manifestado nalgumas cidades e muita gente está solidária com eles. Terem voz também ajuda.

      Eliminar
  4. Adorei o post.

    Outro dia, vi um vídeo de um pai ucraniano se despedindo de sua filha. Impossível não se colocar na pele destas pessoas que sofrem por uma guerra criada por governantes malucos.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post.

    Outro dia, vi um vídeo de um pai ucraniano se despedindo de sua filha. Impossível não se colocar na pele destas pessoas que sofrem por uma guerra criada por governantes malucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo!
      E a loucura de governantes paga-se muito caro e com muita dor, como se está a verificar nesta guerra.

      Eliminar
  6. Também vi. Senti raiva e dor. Raiva contra o invasor, dor pelo povo ucraniano.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. É mesmo de sentir raiva e dor.
    Apesar de todas as loucuras já praticadas, possa o mundo ouvir que a porta da paz não está fechada.
    Um domingo com boas notícias

    ResponderEliminar
  8. Concordo inteiramente com a Maria Dolores quando diz que se não o sentimos e não o vivemos, é como se não existisse.
    Vamos assistindo à janela ao sofrimento ucraniano, suspiramos, dizemos ou escrevemos qualquer coisa a propósito, mas não tem qualquer efeito prático.
    Faz mais por aquele povo o pé-de-cabra que retirou o reformado do seu carro esmagado pelo tanque russo, ou o leiteiro e o padeiro, que contrariam o recolher obrigatório para dar a todos o pequeno almoço, ou os corajosos maquinistas que transportam milhares de civis para fora da Ucrânia e voltam para trás para levar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso dessa forma a propósito do sofrimentos humano em que circunstâncias forem. Muitas vezes, as pessoas alheiam-se dele porque não o viveram nem o conheceram de perto.
      Sabe que também me interrogo sobre o valor do que dizemos, mas acredito que se houver solidariedade e se se falar do assunto pelos meios que temos ao nosso alcance, ainda que poucos, pode ser um estímulo a que mais pessoas peguem no pé-de-cabra, tenham a coragem de distribuir o pão ou transportar pessoas que querem fugir da guerra.
      Mas, Joaquim, concordo consigo: são indispensáveis ações concretas e práticas.
      As palavras e a sensibilidade não as podem esquecer.

      Eliminar
  9. Bom dia
    Hoje li algo que me impressionou.
    "A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam por decisões de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam"

    JR.

    ResponderEliminar
  10. Mesmo certeiro. É mesmo assim. Os pobre soldados expõem as suas vidas às balas - alguns sem saberem a razão - enquanto os mandantes estão bem resguardados e protegidos. Como será o bunker de Putin?

    ResponderEliminar
  11. De tanto me colocar na pele dos ucranianos já desligue a televisão por não conseguir ver tanto sofrimento. Putin é um assassino impiedoso, espero que seja deposto rapidamente pelos que sentem a loucura desta guerra.
    Excelente texto, gostei imenso.
    Boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, amigo Jaime
    Vai acontecendo o mesmo comigo, infelizmente. Claro que não podemos desligar da realidade, mas custa ver tanta destruição e pensar em tantas vidas humanas em grande sofrimento. E então crianças, meu Deus! E quase tudo pela mente perturbada de um homem com muito poder.
    Um abraço e um dia com mais paz do que ontem.

    ResponderEliminar