terça-feira, 29 de março de 2022

"(...) e vou definitivamente ao encontro de..."

 

"(...) e vou definitivamente ao encontro de um mundo
que está dentro de mim, eu que escrevo para me livrar da carga difícil de uma pessoa ser ela mesma.
Em cada palavra pulsa um coração. Escrever é tal procura de íntima veracidade de vida. Vida que me perturba e deixa o meu próprio coração trémulo sofrendo a incalculável dor que parece ser necessária ao
meu amadurecimento —amadurecimento? Até agora vivi sem ele!
É. Mas parece que chegou o instante de aceitar em cheio a
misteriosa vida dos que um dia vão morrer. Tenho que começar por
aceitar-me e não sentir o horror punitivo de cada vez que eu caio, pois quando eu caio a raça humana em mim também cai. Aceitar-me plenamente? É uma violentação de minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto: meu coração está espantado. É por isso que toda a minha palavra tem um coração onde circula sangue.
(...)"

Clarice Lispector in UM SOPRO DE VIDA

C.L. foi escritora e jornalista brasileira, nascida em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920. Faleceu no Rio de Janeiro em 1977.


9 comentários:

  1. Escreve-se por tanta razão. Clarice escrevia para se livrar do seu mundo interior, do que muita gente considera o verdadeiro eu. Talvez o fosse deixando nas ideias escritas, em histórias, romances, pequenos artigos. E assim se libertasse sem nunca se libertar, afrouxava a pressão. Mas os leitores ganharam com o conflito que a atravessava e fazia diferente.
    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço mal a obra dela, e quero ver se arranjo tempo para a conhecer melhor. Se isso é possível, é claro, pelos muitos dilemas. Que não deixam de ser dilemas de muitas pessoas.
      Um bom dia também, Bea.

      Eliminar
  2. A guerra da Ucrânia entristece o mundo. Confesso que também gosto de esc rever.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu blogue comprova-o. Para mim, a vida sem palavras lidas e escritas teria bem menos sentido. É bom poder fazê-lo.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Gostei bastante do texto. Obrigada pela partilha!
    *
    A inocência, em voz sentida

    Beijos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Um texto interessante de uma grande escritora.
    Continuação de boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do texto. Também gosto de escrever e também sinto que há sempre um pouco do meu sentir naquilo que escrevo.
    E Clarice Lispector é uma autora que muito admiro.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar