domingo, 8 de agosto de 2021

Que bom se fôssemos assim!

 

Hoje vi que uma das plantas que tenho dentro de casa estava triste e de folhas caídas de murchas. Já tinha reparado que lhe faltava alguma coisa, para além do ar e da luz. Só que quando eu passava, o tempo estava a passar depressa e logo pensava: venho daqui a pouco tratar de ti.

Só que demorei.

O estado de abatimento da planta já era grande. Há pouco, peguei no vaso, trouxe-o para a cozinha e dei-lhe a água de que precisava, pelos sinais mais do que evidentes de sede.

E não é que, passados alguns minutos, a planta ganhou a postura e viço iniciais? 

De fazer inveja aos humanos. Será que a planta queria dizer que basta o essencial para se ganhar novas forças? 

O que tenho de aprender!


16 comentários:

  1. Também já me aconteceu com as minhas plantas. Às vezes descuido-as um bocadinho e elas chamam por mim. Nem sempre as atendo logo e elas ressentem-se...

    Bom domingo:))

    Reparei que tem novas fotos ali de lado. Bem lindas!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Isabel. Que bom 'revê-la'.
    Coitadas, as minhas também, mas quando lhes mato a sede, logo ficam mais vivas.
    Há dias, vi a sua terra na rtp e lembrei-me de si.
    Um beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Sem água nada nem ninguém vive. As plantas não são exceção.
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, daí pensarmos cada vez mais neste bem essencial.
      Um domingo também feliz para si, Ricardo, e família.

      Eliminar
  4. Sabe o que diz uma senhora que vem ajudar-me com a casa? Pois afirma que animais e plantas são mais felizes que nós. Advoga que não lhes pesa o trabalho, não têm preocupações de qualquer espécie e são felizes desde que não sejam maltratados nem lhes falte alimento. Não concordo com esta teoria e oponho-lhe sempre que uma felicidade que a si mesma se desconhece, não é nada.
    Creio cada vez mais que o essencial é condição de tudo o resto. E que há dias em que bem podíamos ser plantinhas que alguém regasse e logo espevitassem as orelhas. As minhas hortensias são assim, vivem dessa simplicidade que talvez seja de copiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes dava um certo jeito que a tal senhora tivesse razão e que bastasse uma aguinha fresca para levantar as orelhitas. E cantar e ser feliz, ainda que sem consciência disso, tal como a ceifeira de Fernando Pessoa.
      Uma tarde em que não faltem hortências nem aguinha fresca.

      Eliminar
  5. Boa tarde
    A minha mãe falava para as plantas quase como para as pessoas. Eu quando era novo não entendia essa mensagem, só com o passar do tempo comecei a entender esse sentimento que ela nutria por elas.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a idade, vamos ouvindo e entendendo coisas que nos escapavam enquanto éramos novos. A minha mãe também sempre o fez e vejo que tem muita pena de se aproximar delas como fazia antigamente.
      Uma tarde boa, Joaquim.

      Eliminar
  6. água é saúde, para nós e para todos os seres vivos, incluindo as plantas.
    Férias interrompidas por motivos de saúde, estou de volta.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Elvira. E agora já voltou tudo ao normal? Deus queira que sim.
      Um beijinho e que bons dias também estejam de volta.

      Eliminar
  7. De certo modo até somos como as plantas.
    Não sobreviveríamos sem água e a nossa saúde física e mental iria fenecer rapidamente sem o mínimo de cuidados e de afectos.
    Só no reino mineral nada precisa de nada.

    Boa semana e um beijinho, amiga Mª Dolores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se calhar, é como diz a canção: 'é mais o que nos une que aquilo que nos separa'.
      É por isso que o reino mineral é duro até mais não!!!
      Boa semana também, querida Janita. Beijinhos

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Temos bons exemplos em coisas simples à nossa volta. Só que às vezes achamos que nem pensar!
      Um beijinho, Gracinha.

      Eliminar
  9. De plantas não entendo, portanto passo. Mais uma grave lacuna. Não passo é sem a cumprimentar Maria Dolores. Que tenha um resto de dia aprazível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu também não passo sem lhe agradecer e sem lhe dizer que não se pode saber tudo.
      Um dia de verão também aprazível para si, Joaquim.

      Eliminar