quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

CNL em Gondomar, uma homenagem a Agustina Bessa-Luís



Ontem, dia 28 de janeiro, realizou-se, no Auditório Municipal de Gondomar, a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, destinada a alunos do 1º ciclo ao Secundário. O trabalho foi organizado pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Gondomar, pelos responsáveis das Bibliotecas Escolares e por muitos professores dos diferentes ciclos que motivaram e acompanharam os alunos. 
Também foi bonito ver encarregados de educação com os filhos. De facto, se a Autarquia e a Escola são muito importantes na promoção do gosto pela leitura, o estímulo em casa é fundamental. 
Este ano, a escritora Agustina Bessa-Luís foi a homenageada e alguns dos seus livros foram escolhidos para serem lidos pelos alunos.
1º ciclo - O Dourado
2º ciclo - Colar de Flores Bravias
3º ciclo - Vento, Areia e Amoras Bravas
Secundário - As Estações da Vida 


A partir de cada um destes livros - alguns cedidos pela filha da escritora - , os alunos responderam a questões por escrito (da parte da manhã); leram e interpretaram (da parte da tarde) a obra literária que lhes coube. Todos ficaram, com certeza, a aprender mais, apostando mais ainda, tanto nos pontos fortes como nos pontos mais fracos.
Ver crianças e jovens  a participarem num concurso de leitura, com entusiasmo, leva a acreditar ainda mais nas gerações mais novas. 
Porém, as coisas não acontecem por acaso e quando são envolvidas dezenas de alunos tem de haver uma organização ao pormenor, como foi o caso.


E o retrato de Agustina Bessa-Luís, em grandes dimensões,  estava no palco do Auditório, ao lado das cinco cadeiras ocupadas pelos alunos de cada ciclo e selecionados para a prova oral.
A pintura é da artista plástica Maria do Carmo Vieira que se tem dedicado ao retrato de escritores, para além de pintores e músicos. A pintora tem trabalhos que podem ser vistos em vários locais do país, como, por exemplo, um retrato de Miguel Torga, em S. Martinho de Anta.

E como o diálogo entre gerações é muito importante, a Universidade Senior de Gondomar esteve representada por duas professoras apresentadoras que também leram com muita força expressiva excertos de duas obras de Agustina - A Sibila e Joia de Família, acompanhadas à viola e ao violino por dois músicos da mesma instituição.

Foi, portanto, um dia de trabalho estimulante que, como muitos que acontecem e tantas vezes se desconhecem, vão (re)construindo o mundo que todos desejamos.


Sem comentários:

Enviar um comentário