quinta-feira, 13 de abril de 2017

Páscoa Feliz!


"Sei um ninho"


Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...

Miguel Torga

"A galinha dos ovos misteriosos"



"Era uma vez uma galinha que todos os dias punha um ovo. E todos os dias vinha a dona, com uma cestinha, tirar-lho. - Já pus 1.000 ovos. Podia ser mãe de mil filhos. Mas não tenho nenhum por causa da gente gulosa - cacarejou certa manhã a galinha. – Vou fugir.
Se bem o pensou melhor o fez. Quando a dona entrou na capoeira, como de costume, esgueirou- se pela porta aberta. Só parou na mata. Logo aí tratou de fazer o seu ninho com folhas secas, palhas, penugem, farrapos de lã. Nunca se vira ninho mais lindo, redondo, confortável. Sentou- se nele e pôs um ovo muito branquinho
Vou encher a barriga antes de começar a chocar, que aqui ninguém me traz de comer resolveu a galinha, afastando-se em busca do almoço. Demorou-se, porque ali tudo lhe era estranho. Quando voltou, qual não foi o seu espanto ao ver o ninho cheio de ovos de todos os tamanhos e feitios.
Cocorocó… O que vem a ser isto? - disse ela. - Na minha capoeira tiravam-me os ovos, aqui oferecem-mos. Mas que sorte! E logo se aninhou. Daí em diante, a galinha mal saía do choco. Estava preguiçosa, sentia o corpo quente, quente como uma botija.
O tempo foi passando. Quanto, não sabia, porque não aprendera a contar nem se guiava pelo calendário. Até que … crac. O primeiro ovo se abriu e de lá saiu um bicharoco de bico retorcido. Ai, mas que filho, eu até desmaio! Em vez de ser pinto é um papagaio. exclamou a galinha.
No dia seguinte, outro ovo se abriu e de lá saiu, rastejando, uma criatura comprida e sarapintada. Ai, mas que filho, como ele é diferente! Em vez de ser pinto é uma serpente, exclamou a galinha.
Nessa mesma tarde, o maior dos ovos partiu- se ao meio. A galinha espreitou, desconfiada. Ao ver o que tinha à sua frente, pôs-se a cacarejar. Ai, mas que filho, este é de truz ! Em vez de ser pinto é uma avestruz.
Faltavam ainda dois ovos. Que esconderiam lá dentro? A galinha, curiosa, picou um deles. Mas ia caindo para o lado. Ai, mas que filho! Deve vir do Nilo. Em vez de ser pinto é um crocodilo.
Ainda não se tinha calado quando sentiu um reboliço no último. Ao ver a penugem amarela, bateu a asa de contentamento e escancarou o bico: Ai, mas que filho! Diz o meu instinto que este finalmente é mesmo um pinto.
 Olhem a minha ninhada! - mostrava ela às galinhas do mato. - É tão variada e tão engraçada. - Trata só do teu pinto. Não ligues aos outros bichos,  aconselhava a perdiz. Mas como podia ela abandoná-los depois de os ter chocado com tanto amor ? Que outra mãe havia de tratar deles? Era feliz, mas vivia num desassossego.
O papagaio voava para as árvores e ela não sabia voar. O crocodilo só estava bem dentro de água e ela não sabia nadar. A serpente metia-se por todos os buracos e ela era gorda de mais para a poder ir buscar.
A avestruz, essa, devorava tudo, não havia comida que lhe chegasse. Só o pinto, naturalmente se comportava como um pinto.
Mas ela de todos gostava. De todos cuidava. Coçava a serpente quando ela tinha cócegas porque à pobrezinha faltavam as patas. Enrouquecia de tanto tagarelar com o papagaio que queria sempre conversar.
Cansava-se a carregar petiscos para a comilona da avestruz. Esgravatava o chão em busca de sementes para o pinto. E nos intervalos lavava as dentuças ao crocodilo.
Tudo parecia correr bem até que apareceu no bosque um rapaz. - Ah, que belo frango! - disse ele, ao ver o filho verdadeiro da galinha. - Vou assá-lo para o jantar. - Cocorocó, refilou a galinha, o que quer dizer na sua língua « não lhe toques, senão pico-te ». O rapaz riu. Pois, quem tem medo de uma galinha? E apanhou o frango.
Foi então que a serpente, ao ver o que se passava, se pôs a assobiar à sua frente, mostrando os dentes de veneno. - Ai, uma serpente !,  gritou ele e atirou-se ao lago para lhe escapar. Foi a vez do crocodilo avançar de boca aberta. - Ai, que este me come!, gritou novamente o rapaz, subindo para a outra margem com o frango debaixo do braço.
Aí estava o papagaio, empoleirado num árvore: Aí estava o papagaio.  És ladrão, empoleirado és, vou meter-te prisão! És ladrão, és ladrão, vou prender-te na prisão! És ladrão, és ladrão vou prender-te na prisão! És ladrão, és ladrão vou prender-te na prisão!
Um polícia…assustou-se o moço. - Deixa-me fugir. Mas logo atrás de si começou a ouvir uns passos, primeiro distantes, depois cada vez mais próximos, a grande velocidade. Era a avestruz. Apavorado, pensando que era um polícia que o perseguia, o rapaz largou a ave e só parou, esbaforido, na aldeia.
Às costas da irmã avestruz, o frango voltou para casa.
Para festejar, a galinha juntou todos os filhos e fez-lhes um bolo com vários andares. Um tinha milho para o frango. Outro, peixe para o crocodilo. Outro, fruta para o papagaio. Outro, ratos para a serpente. E por cima, a enfeitar, sete berlindes, um martelo e vinte pregos, porque a avestruz só gostava de pitéus extravagantes.
Depois do jantar, os filhos fizeram uma roda à volta da galinha e puseram-se a cantar: Somos todos irmãos, somos todos diferentes: há uns que têm bico, outros que têm dentes, há uns que têm escamas, outros que têm asas, na terra e na água fazemos nossas casas. Eu só tenho pescoço. Eu voo pelo ar. Eu nado a quatro patas. Eu cá gosto de andar. Somos todos diferentes, mas todos queremos bem à boa da galinha que é a nossa mãe.
MORAL DA HISTÓRIA - TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS"

Será hoje que termino a leitura do meu livro?

quarta-feira, 12 de abril de 2017

"Manhã de Páscoa"



Manhã de Páscoa!
Dá-nos a coragem dos recomeços.
Mesmo nos dias quebrados faz-nos descobrir limiares límpidos. 

Não nos deixes acomodar ao saber daquilo que foi:

dá-nos largueza de coração para abraçar aquilo que é. 

Afasta-nos do repetido, do juízo mecânico que banaliza a história,

pois a desventra de qualquer surpresa e esperança. 

Torna-nos atónitos como os seres que florescem...
Torna-nos livres, deslumbrantemente insubmissos.
Torna-nos inacabados como quem deseja e de desejo vive. 


Torna-nos confiantes como os que se atrevem a olhar tudo,
e a si mesmos, uma primeira vez. 

                                                   José Tolentino de Mendonça


Poema adaptado por:
Clube das Histórias
es@contadoresdehistorias.com


terça-feira, 11 de abril de 2017

Ella em Londres

Há dias, em Camdem, nos arredores de Londres, houve um concerto para bebés celebrando os 100 anos do nascimento de Ella Fitzerald. 
Era bonito ver crianças pequeninas a correr no palco, ao colo dos pais, sentadinhas ou de um lado para o outro sob o olhar atento de quem, amorosamente, as tinha levado.
O concerto foi numa igreja que, tal como muitas outras, traz a música às crianças.
Muito pequeninos, sem grande poder de concentração, vão adquirindo hábitos de algum silêncio, de respeito pelo que as rodeia, de interação com as pessoas, de gosto pela música, encarada como um bem natural enquanto comem uma peça de fruta, dão ou recebem um abracinho, de partilha do mesmo espaço, de escuta...
Oxalá qualquer forma de Brexit não termine com estas formas tão boas de expressão da arte que ajudam a formar e a educar.
E existem meninos e pais das mais diversas proveniências, o que dá ainda mais beleza àquele espaço.
As pessoas estavam reunidas porque se celebrava o aniversário do nascimento da grande cantora de jazz e da sua brilhante carreira.
Um belíssimo motivo para acreditar na Educação também pela Arte.

Ella Fitzgerald - Summertime (1968)

Jimmy Scott

Domingo bom em Londres



Quem tem razão?

Na comunicação social, têm aparecido versões muito diferentes dos distúrbios causados num hotel do sul de Espanha por estudantes portugueses. Há testemunhos a pretender demonstrar que foram coisas de pouca monta em relação às acusações do hotel, embora este não mostre imagens dos locais onde diz ter havido atos de vandalismo.
Ao longo da minha vida de professora, convivi com o entusiasmo de muitos alunos que, muito tempo antes da viagem, começavam a falar dessas férias da Páscoa sem os olhares críticos dos pais ou dos professores. Pelos dezassete-dezoito anos é natural que assim seja, como natural é que muitos não fossem por não se sentirem atraídos por viagens em multidão.
Quando regressavam, as histórias sobretudo de excessos continuavam a ser partilhadas nos intervalos e também, em voz mais ou menos baixinha, nas aulas.
Em muitos casos, passou a ser um ritual iniciático que contribuirá para a construção de autonomias e abertura ao mundo, sobretudo para os jovens que não têm a possibilidade de viajar.
O pior é que muitos alunos se habituam a ser desculpabilizados no dia a dia. Depois em grupo, quando se sentem libertos de quaisquer amarras, destroem o que podem como forma de protesto ou simplesmente porque não se controlaram ou querem mostrar o seu poder. Haverá sempre alguém para os defender.
Sempre achei que são muito mais numerosos os alunos com bom desempenho cívico do que aqueles que transgridem as regras, mas estes, ainda que em número reduzido, roubam muito tempo e muita paciência, sendo desculpabilizados em muitas situações. Ou porque os objetos não devem estar ao seu alcance, ou porque os funcionários têm de exercer mais vigilância, ou porque há outros que também o fazem... E falo também de alunos do ensino secundário.
Por isso, poucos ou muitos estragos não deveriam acontecer e oxalá que os pais oiçam os jovens que destruíram coisas no hotel ou os que nada fizeram de mal, de modo a que todos aprendam com isto e não seja mais um motivo para, entre duas mensagens de telemóvel e quase sem levantar os olhos do ecrã, dizerem que a culpa é dos outros.
Mas o hotel também não fica muito bem na fotografia com o lucro a fazer festas aos bolsos. E talvez as Agências de Viagens devam ter outros cuidados na preparação das visitas para multidões de jovens.
De outro modo, será mais um momento triste nacional em que a culpa é de todos e não é de ninguém.



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Num avião

Não é muito meu hábito 'meter conversa'  com a pessoa do lado quando viajo, ficando-me por um sorriso quando os olhares se cruzam.
Um dia, porém, comecei a falar com o passageiro do lado. Havia alguma instabilidade na atmosfera e seria um modo de não pensar tanto no assunto.
Já tinha reparado no seu aspeto despojado e um pouco místico. Vinha do Porto, onde dinamizara sessões de meditação. Era vegetariano há duas dezenas de anos.
Os assuntos foram-se sucedendo.
E falámos de tantos problemas graves que existem no mundo (como os de hoje: fome no Sudão, ataque com armas químicas na Síria...) e que, apesar do conhecimento da sua existência, vamos vivendo o nosso quotidiano, sempre em busca de bem-estar e felicidade, o que pode até acarretar alguma culpabilidade.
A resposta do meu colega de viagem de avião foi que a busca humanamente honesta da felicidade pode ajudar a melhorar o mundo, muito mais do que ficarmos acabrunhados perante os problemas.
Lembro-me dele quando as notícias são preocupantes, como acontece, infelizmente, todos os dias.
E o mundo não é um lugar fechado como um avião, onde apenas permanecemos umas horas.

terça-feira, 4 de abril de 2017

'Happy thought'

Hoje, ao arrumar uma estante, vi A Child's Garden de Robert Louis Stevenson.
Abri o livrinho - de capa muito florida, e vi este pequenino poema que agora partilho, pelo prazer que podemos retirar da observação do que se passa à nossa volta.
Já a felicidade dos reis será mais questionável nos nossos dias, apesar de todos os seus haveres.

'The world is so full
    Of a number of things,
I'm sure we should  all
    Be as happy as kings'

terça-feira, 28 de março de 2017

Paixão Segundo São Mateus - Bach

"A Lição de Música", Vermeer



Um programa na RTP 2 (domingo à noite) com Anabela Mota Ribeiro

  Gosto de ver este programa porque as pessoas convidadas são uma mais-valia pelo que aprenderam,   realizaram e gostam de partilhar. Ao domingo à noite, sabe(-me) bem ver este diálogo vivo e natural sobre cultura, sem a qual os dias seriam todos mais apagados e iguais.

Foi esta a lista que transcrevi do último programa http://anabelamotaribeiro.pt/curso-de-cultura-geral-26-marco-2017-231232 

Curso de Cultura Geral (26 Março 2017)

"Hoje vamos a Delfos, vemos um quadro de Caravaggio numa igreja em Roma, ao Brasil de Clarice Lispector e Guimarães Rosa: isto com o Carlos Mendes de Sousa, professor universitário. Com a editora e poeta Maria do Rosário Pedreira vemos um quadro de Vermeer, ouvimos um fado de Amália, folheamos a Cartilha de João de Deus. Outras viagens ainda, pelo mundo germânico com Isabel Capeloa Gil, reitora da universidade Católica. Pode ser que falemos da magnífica Vitória da Samotrácia ou de uma performance de Marina Abramovich... Tantas possibilidades!

 A lista de Carlos Mendes de Sousa, ensaísta e professor da Universidade do Minho
  1. A Paixão segundo São Mateus, Bach;
  1. Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa;
  1. Obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen;
  1. A Paixão segundo G. H., Clarice Lispector;
  1. Crime e Castigo, Dostoievski;
  1. Ode Marítima de Álvaro de Campos;
  1. Ver Caravaggio numa igreja ("Vocação de São Mateus" na Igreja de S. Luís dos Franceses, em Roma);
  1. Retrospectiva de Bacon na Tate Gallery (nos anos 1980);
  1. Em busca da Verdade, Ingmar Bergman;
  1. Visita a Delfos

 A lista de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica:
  1. O Inferno – Mestre Português (1510-1520) - MNAA;
  1. Ópera de Cantão;
  1. Visita ao Louvre – Vitória de Samotrácia/A Jangada de La Meduse;
  1. John Steinbeck, As Vinhas da Ira;
  1. Allan J. Pakula, A Escolha de Sofia. (1983) (c/ Paul Celan, Fuga da morte);
  1. Merce Cunningham, ‘Beach Birds’;
  1. Hugo von Hofmannsthal, Elektra;
  1. Micenas – Porta dos Leões  (cf. Christa Wolf , Cassandra);
  1. Robert Wilson, Einstein on the Beach;
  1. Marina Abramovic, The Artist is Present (Performance, MoMa)

 A lista de Maria do Rosário Pedreira, poeta e editora do grupo Leya:
  1. Cartilha Maternal, de João de Deus;
  1. Amália cantando «Povo Que Lavas no Rio»;
  1. Toda a poesia de William Butler Yeats;
  1. O Amante e Uma Barragem contra o Pacifico, de Marguerite Duras;
  1. O Leopardo, de Visconti (só depois de Lampedusa);
  1. "A Lição de Música", Vermeer;
  1. As ruínas de Éfeso, Turquia;
  1. O interior da Catedral de S. João em La Valeta, Malta;
  1. O Osso e A Conferência das Aves, de Peter Brook;
  1. As fotografias de nuvens de Alfred Stieglitz."
 Anabela Mota Ribeiro

sexta-feira, 24 de março de 2017

Is it true?


quinta-feira, 23 de março de 2017

Ter ou não medo: eis uma das questões!

Será que as pessoas que vivem ou trabalham em Londres não têm medo?
Será que os familiares mais próximos de quem vive ou trabalha em Londres não têm medo?
Eu ousaria dizer que a maioria tem medo, mas vai encontrando formas de viver sem pensar nele constantemente. E só assim poderão encarar o seu quotidiano de maneira saudável.
Porém, ninguém poderá dizer que o perigo está afastado e não corre riscos.
Londres é uma cidade fascinante pelo cosmopolitismo, pela variedade de crenças, formas de vestir e modos de viver.
Todos os cidadãos poderem coexistir de maneira natural, pacífica, respeitando deveres e direitos é uma das suas principais riquezas.
Infelizmente, existem seres humanos que, violentamente, se destroem e destroem outras vidas.
Provocando o medo e imensas questões. 
Às quais tantas pessoas inocentes deixam, de repente, de poder responder.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Gracias a la vida

Gracias a la vida

Gracias a la vida