sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Foi você que perguntou: 'O que hei de fazer para hoje à noite?'

 

Já ouvi esta pergunta inúmeras vezes, e devo tê-la feito outras tantas, saindo aquela quase sempre da boca das mulheres. Ia dizer  'é claro', com clara ironia. Opto, porém, por outra palavra: Ainda!

Lembrei-me disto porque criei(-me com) o hábito de pensar, e fazer na maior parte das vezes, as refeições diárias, embora os meus cozinhados sejam habitualmente simples e não demorados.

Gosto até de saber logo de manhã o que vou fazer ao almoço, ao jantar e, às vezes, no dia seguinte. Somos quatro cá em casa e, assim, a mente fica-me mais livre para outras coisas. Reconhecendo, contudo, que há hábitos plantados e que nós deixamos enraizar.

E, a propósito, vem-me sempre à memória uma peripécia já com algumas décadas. Um tio meu, emigrante na Alemanha, veio a Portugal com a companheira, alemã, para ela conhecer a família e o país. No final da estadia, ela mostrou-se estupefacta com o tempo que as mulheres passavam diariamente na cozinha para confecionarem todas as refeições para a família.

A situação, com o evoluir dos tempos, foi-se alterando em muitos casos porque as mulheres trabalham tanto ou mais do que os homens e estes, embora devagar e a custo, vão saindo de um trono único onde foram colocados e onde lhes era cómodo permanecer.

Foi você, homem com família, que perguntou: 'O que hei de fazer para hoje à noite'? Como a alimentação não escolhe género, é caso para dizer: A sua pergunta é 'tão natural como a sua sede'.

 

12 comentários:

  1. Tenho uma história semelhante à sua, Maria. Certa vez, meu irmão trouxe a Portugal um inglês um pouco mais velho que eu. Ficaram em casa de meu pai e eu vivia ao lado. Pois o inglês disse-me um dia que tinha observado as mulheres portuguesas e elas trabalhavam muito em casa e saíam pouco. Tinham uma vida difícil, disse ele.
    Talvez seja porque os homens de hoje já cozinham, que se come tanta vez fora e tanto se consomem hamburguers e afins. Não será (também)?! É que o preço dos restaurantes anda pela hora da morte e a malta está tesa. Mas, quando a ambos s não apetece cozinhar, ou não tem tempo, ou, que se faz além do jogo do empurra?
    Bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez acontecesse mais no passado, embora no presente haja ainda muitas desigualdades.
      E era difícil a vida de muitas mulheres. Se era! E o pior é que as que não eram submissas (palavra horrível) eram criticadas por outras mulheres!
      Realmente comer fora fica caro, embora muitos restaurantes se encham.
      Para evitar o o jogo do empurra, o melhor será cada um comer o que há no frigorífico. Se não houver nada, é que é mais complicado.
      Boa tarde de quarta-feira, Bea. Para estes lados, a escuridão adivinha tempestade.

      Eliminar
  2. Gostei de ler. Meu filho, trabalha por turnos e a minha nora também. Claro que têm turnos desencontrados de modo a que esteja um sempre em casa por causa das filhas. E a comida é feita, como o resto da casa é limpa, por aquele que estiver em casa.
    Abraço, saúde e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, a harmonia amorosa do casal aumenta. Ainda bem que certos hábitos estão a mudar e ambos têm mais tempo para sorrirem um para o outro.
      Outro abraço, Elvira

      Eliminar
  3. O que vou fazer hoje à noite? Ver o futebol do mundial. Simples.
    .
    Feliz fim de semana ... Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, não, e com a comidinha quentinha e gostosa!
      Ai, não, quem não gostava!!!
      Agora que a nossa seleção já se foi catar, que haja, pelo menos, boa bola em Catar.

      Eliminar
  4. Muito bom. Também me lembro!:)
    Nós, Mulheres conseguimos fazer algumas coisas ao mesmo tempo. Coisa que para os Homens é complicado. Ainda que cozinhem.
    .
    Coisas de uma vida...
    .
    Beijo. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, como é 'complicado', a gente vai fazendo, aparentemente com toda a facilidade.
      Às vezes,até se ouve: ela gosta!!!
      Bom fim de tarde, Cidália, e oxalá tenha um bocadinho de tempo para si.

      Eliminar
  5. Planear é mesmo importante, mesmo nas refeições.
    Eu não faço esse tipo de perguntas, é demasiado tarde... Mas há cada vez mais homens a tratar das lides da cozinha.
    Boa semana, amiga Maria Dolores.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que nunca é tarde!
      Sim, as mentalidades vão mudando. E, se todos comem, porquê serem só uns (mais umas!) a fazer sempre as refeições?
      Bom fim de tarde, Jaime.

      Eliminar
  6. Meu genro que faz o jantar à filha pergunta diariamente ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é o meu genro, em Londres, que cozinha. E gosto bem dos pratos que faz. Arrumar a cozinha é que já não.

      Eliminar