domingo, 10 de março de 2024

Hoje há lugar para muitos encontros

 

A mesa de voto, onde hoje votei, fica num centro escolar. Bonito, airoso e com muitos trabalhos coloridos feitos pelas crianças. Como era cedo, ainda havia pouca gente. No passeio de acesso, cruzei-me com uma pessoa desconhecida que me disse bom dia. Bom sinal - pensei.

Já na mesa da entrada do local das votações, logo reconheci duas raparigas que conheço desde muito miúdas, mas que já não via há muito tempo. Uma delas colega de escola de uma das minhas filhas, a outra, colega de brincadeira de ambas. O tempo ainda não era de telemóveis nem de jogos eletrónicos e os medos não estavam tão presentes, por isso, a rua era lugar onde a grande maioria de crianças brincava.

Na sala onde votei, encontrei ex-alunas que logo me reconheceram. Fiquei contente e pensei: as rugas e os quilos a mais não me tornaram, pelo menos, irreconhecível. 

Depois da cruzinha no quadradinho que para mim foi o mais certo, saí e pelo corredor fora mais ex-alunos encontrei e também alguns vizinhos - pessoas que, morando perto ou longe, raramente vejo, porque cada um tem a sua vida.

As eleições também têm esta vantagem: vermo-nos uns aos outros e pensar que cada um tem o valor de ajudar a sustentar a democracia. Oxalá que assim continue. 

E gostei dos reencontros de hoje. E dos sorrisos. E das palavras simples e boas. E de sermos todos chamados. Logo à noite, veremos quem são os escolhidos.

 


6 comentários:

  1. Não encontrei muita gente nas mesas de voto e desta vez, ninguém conhecido! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes depende das horas a que vamos. Acho engraçado rever pessoas sem nada marcado.
      Um beijinho, Gracinha

      Eliminar
  2. Bom dia
    Normalmente temos esses encontros e infelizmente nos velórios , o que é bem pior do que nas eleições .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comparação tem que se lhe diga, Joaquim. Mais vale eleições - porque são sinal de vida, embora haja coisas que desagradam, é claro.
      E é pena quando só encontramos algumas pessoas nos velórios. Então a quem tem uma família grande como eu tenho, isso acontece com muita frequência.
      Um bom e tranquilo fim de tarde.

      Eliminar
  3. Encontrei pouca gente perto das mesas de voto. Duas ou três pessoas conhecidas com quem conversei um pouco.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .
    Poema: “ É doce Viver o Amor “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faz parte do ato de votar e é agradável.

      Eliminar