terça-feira, 17 de janeiro de 2023

ChatGPT??????

 

Ontem à noite, à mesa, surgiu o tema/questão do ChatGPT, entre alheiras, batatas cozidas e espargos (tentei comprar grelos, mas não arranjei). Pois é,  no meio de um prato tão comum, embora bom e ainda a fumegar, vem à baila o ChatGPT.

O quê? O que é isso? 

O que se sabia: decorre da inteligência artificial. E logo se quis experimentar, embora alguns de nós não gostem nada de telemóveis à mesa. Íamos escrevendo um tema ou questão e logo aparecia a resposta em texto correto e competente.

Fiquei estupefacta.

E também logo imaginei muitos alunos a escrever apenas o assunto pedido na escola e a tê-lo de imediato no seu ecrã. Enquanto o diabo esfrega um olho. 

Julgo que a grande maioria dos professores já se confrontou com cópia de trabalhos retirados da net, mas aparecer um texto, consoante o pedido do momento é que é mais difícil de imaginar, sem ter de ficar à espera. Outro dilema para muitos professores na correção de textos: isto é original ou a autoria é artificial?

Ora, o último podcast Efeito Borboleta de Raquel Varela e Joel Neto é sobre o assunto e fica-se a perceber bem melhor o que é o Chat GPT.

Deixo aqui o link. Vale a pena ouvir. E é relativamente curto.

 https://podcasts.apple.com/pt/podcast/chatgpt/id1610328684?i=1000593580087

Ah! Apesar de ter achado o Chat GPT surpreendente, quero continuar a escrever os meus textos por mim, com as minhas ideias, com as minhas palavras, recorrendo apenas à minha inteligência natural. Na quantidade que me foi sendo atribuída. 

 

9 comentários:

  1. Experimentei e três vezes com os mesmos termos para ver se me iria dar textos iguais e não, deu-me sempre textos diferentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também tive a mesma surpresa. A inteligência artificial espanta(-me) e põe o ser humano à prova.
      Um bom dia, Gábi

      Eliminar
  2. Já tinha ouvido falar desse tema. Confesso que continuarei a ser eu a escrever o que q
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Poema: “”Pedaços que dividem o coração ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, eu também, pela parte que me toca, embora ache fantásticos este avanços tecnológicos.
      Saudações também, Ricardo

      Eliminar
  3. Já tinha ouvido falado nesse tema. Por mim continuarei a escrever o que penso, sinto, quero e imagino.
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Poema: “”Pedaços que dividem o coração ””…
    .

    ResponderEliminar
  4. Prefiro permanecer na moldura dando às palavras o que me apetecer.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também prefiro, porque a beleza vem também de quem a produz e muito menos de quem a copia ou se aproveita de soluções que são bem-vindas, mas não para serem roubadas.
      Outro abraço

      Eliminar
  5. Pronto... lá vem o Chat(o do) GPT:
    https://carruagem23.blogspot.com/2023/03/chato-gpt.html
    É uma inteligência generativa muito útil apenas para quem tem sentido crítico e outras virtudes, como a inteligência natural.

    ResponderEliminar
  6. https://www.dropbox.com/s/qs3zx6ct1l791mf/CHAT-GPT.pdf?dl=0

    ResponderEliminar