terça-feira, 2 de agosto de 2022

Dias de Londres - a festa na igreja

Hoje fui à festa, aqui perto, no exterior de uma igreja anglicana. Logo que vi o cartaz nas árvores da rua, fiquei com interesse e curiosidade. Com ar festivo, deparei com um mercadinho de plantas, postais, velharias; mesas para tomar chá com bolo, etc, no meio de árvores e canteiros de flores variadas e bonitas. O ambiente era calmo e havia sol. 

Quem vendia os produtos e ia organizando o evento eram senhoras antigas, usando vestidos antigos que iam saudando e sorrindo para amizades, muitas delas  por certo também antigas. Comprei uns postais porque tenho um fraquinho por postais de que não se veem cópias em qualquer kiosque.


Um grupo musical de 3 pessoas tocava, à sombra. Parei um pouco. Havia umas cadeiras perto dos músicos, mas tenho sempre receio de que os lugares mais em proeminência já estejam destinados. Deve ser trauma antigo, apesar de não me lembrar de ter vivido alguma situação embaraçosa, mas, mesmo assim, nunca me sento nas primeiras filas. 
Perguntei a uma das velhas senhoras se podia tirar fotografias. Claro que sim, disse-me ela sorrindo de forma prazenteira em dia de entusiasmo e brilho, talvez na esperança de angariar mais fundos para as obras sociais da igreja.

Saí devagar, tal como tinha entrado, dizendo para mim que, mais uma vez, sentia prazer nestes dias em Londres. E pensei também que, apesar de não ser forreta, podia ter comprado mais alguma coisa para além dos postais. Era uma forma de mostrar solidariedade. E de talvez aquelas pessoas que se disponibilizaram a estar lá sentirem que o seu trabalho compensa e é reconhecido. Se houver uma segunda vez, tentarei remediar. As pessoas não devem ser as mesmas, com certeza, nem quem precisa de ajuda. O grupo das primeiras pode ficar mais reduzido, o do segundo de certeza que não.


 

8 comentários:

  1. Boa tarde
    Há costumes que mesmo em culturas diferentes , são parecidos com os nossos .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, Joaquim, sem deixar de realçar a calma com que as pessoas conviviam e estavam à mesa.
    Uma tarde também serena para si.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Sim, ainda que às vezes haja algumas dúvidas, mas, mesmo assim, na maior parte das vezes, é melhor sim, sem dúvida.

      Eliminar
  4. Mais um conjunto de belas recordações ❤️

    ResponderEliminar
  5. Felizmente, sim, e é tão bom quando tal acontece, não é, Gracinha?

    ResponderEliminar