terça-feira, 28 de dezembro de 2021

4 de dezembro - um dia com histórias

 

Tal como eu já havia dito, foi apresentado, no passado dia 4 de dezembro, o livro As Fadas do Bosque das Cores e das Estórias, com ilustrações da Cristina Pinto, no Lugar do Desenho, em Gramido, Gondomar. Foi uma tarde boa, apesar das novas exigências anti-covid. As pessoas marcaram simpaticamente presença, o espaço tinha muitas das cores das estórias contadas e desenhadas no livro e estávamos felizes - autora e ilustradora - pelo trabalho produzido e pela boa recetividade de todos.

 

O livro e os marcadores

As fadinhas que 'voavam' para todos


A instalação com folhas de papel - ideia do bosque



Alguns dos trabalhos expostos


A árvore de diferentes cores

A mesa: Rep da Fund., Edit, Aut, Apres. Ilustrad.

As palavras que dirigi aos presentes:

 

Olá a todos. Bem-vindos.

Muito obrigada pela vossa presença, apesar de todos os afazeres e de todas as condicionantes e variantes da covid 19 neste tempo que atravessamos.

E a presença das crianças também é muito agradável, porque foi sobretudo a pensar nelas que escrevi a história deste bosque e destas sete fadas e também a Cristina Pinto nas suas ilustrações.

Na próxima semana, iremos a uma escola do 1º ciclo de Valbom dialogar com crianças sobre o livro e sobre tudo que vier a propósito, convite que nos agradou muito e esperamos que haja outros.

É muito bom escutar as crianças, as da nossa família, as dos nossos amigos, aquelas que não conhecemos e passamos a conhecer e ver como, na sua verdade, encaram o mundo. Se gostarem do livro e encontrarem alguma palavra ou algum desenho que as façam felizes e com vontade de contar, escrevendo ou desenhando, novas histórias, já valeu a pena este trabalho.

E em boa hora mostrei a história e alguns desenhos à Editora Novembro, que logo a quis publicar, acompanhando com atenção e profissionalismo todo o processo. Muito obrigada, Dra Avelina, D. Narcisa e Elsa, a designer, que soube enquadrar muito bem a história que escrevi e as ilustrações que a Cristina Pinto produziu. Foi igualmente a designer que compôs a capa que está muito bonita.

Muito obrigada também ao Lugar do Desenho/Fundação Júlio Resende que aceitou de imediato a proposta de fazermos aqui a apresentação do livro. E fiquei feliz pelo privilégio de podermos estar hoje neste  Lugar de que tanto gosto e onde há tanta arte,  tanta beleza e tanta simpatia, valores que são cada vez mais importantes para vivermos em harmonia, nas diferentes fases da vida. E todos sabemos bem que os tempos não vão fáceis para ninguém.

E, para apresentar o livro, logo me surgiu o nome da minha amiga Idalina Ferreira, a quem já tinha dado a ler a história há bastante tempo. Muito obrigada, Idalina, por teres aceitado logo o meu convite com tanto carinho e amizade.

Quando inicialmente a Idalina leu a história, teceu elogios e, como é muito exigente, fiquei mais descansada. Se gostava, valia a pena publicá-la. Sei que, para além do seu imenso saber e de ser uma pessoa com quem já aprendi e aprendo muito, é prática e não gosta de ser alvo de atenções.

Por isso, as minhas atenções vão agora para a minha família. Um obrigaaaada a todos pela boa interação que existe entre nós e por valorizarem este meu gosto pela escrita. Talvez por isso, aos 71 anos, sinto uma grande alegria com os textos que vou produzindo e partilhando. E um abracinho especial para as minhas filhas Ana e Lúcia.

Os meus amigos são também fundamentais na minha vida. Para além de partilharmos muitos momentos das nossas vidas, também lemos e trocamos impressões sobre textos que escrevemos, incluindo os  blogues. Obrigada a todos por tão boa partilha e comunicação, sob diferentes formas incluindo o Whatsapp, e permitam-me referir o papel atento e minucioso da Isaura Afonseca, que não pôde cá estar, pelas apreciações atentas e sugestões que sempre faz aos textos.

Desculpem-me se as minhas palavras lembram aqueles papelinhos amarrotados das pessoas que sobem ao palco quando recebem um prémio. Mas, de facto, aqui e agora sinto a alegria de ser premiada por tudo que já referi e pelo livro produzido que dediquei aos meus netos tão queridos, Sofia Clara e Joaquim Pedro.

Quanto à história, nasceu com um Era uma vez, contado há uns anitos numa noite em Londres à minha neta antes de ela dormir. Espero é que no Natal ela possa voar até cá.

Naquele momento, surgiram-me sete fadas de cores diferentes que viviam num bosque e que pensavam que só a sua cor existia.  Viriam, porém, a mudar de ideias com uma atitude que uma delas tomou e que viria a alterar a vida de todas.

História escrita para crianças exige ilustração. E teria de ser a Cristina Pinto a fazê-la. Já havia ilustrado as Histórias da Clarinha, livro publicado em 2019, na Editora Lugar da Palavra. E, dando tempo ao tempo, a Cristina, que, felizmente, aceitou o meu convite, foi fazendo os desenhos maravilhosos que voaram para o livro e que hoje aqui estão expostos. E realço a bela árvore feita também pela Cristina. Embora muito pequeninas, lá estão as fadinhas e uma casinha no centro, com a união de várias cores que cada um poderá interpretar e reinventar.

E espero que tenham gostado das fadinhas e dos marcadores que a Cristina  desenhou. E desta instalação que ela também criou. A Cristina é uma ilustradora muito criativa, muito trabalhadora, muito cuidadosa com o pormenor e com quem aprendo muito e gosto muito de trabalhar. E que me põe a trabalhar! Muito obrigada, Cristina, e também pela tua amizade e olha que já me cheira a novas histórias.

Muito, muito obrigada a todos. Boas leituras. Muita saúde. E que a vida de todos tenha bons e felizes momentos, como acontece no nosso livro As fadas do bosque das cores e das estórias que, com tanto prazer, hoje apresentamos.

Muito obrigada, mais uma vez e, desde já, um Feliz Natal.

21 comentários:

  1. Bom dia
    As fadas são imaginárias e as historias também o são na maioria das vezes, mas os livros são reais e ficam para a historia assim como quem os escreve, e você vai ficar na história dos autores de contos infantis e principalmente na memória dos seus netos.
    Parabéns .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joaquim, pelas palavras tão simpáticas. É um contributo nesta área, ainda que pequeno, embora seja grande o gosto com que o faço.
      Bom Ano Novo, com boas histórias vividas.

      Eliminar
  2. Bom dia, Dolores!
    Foi com muito agrado que assisti à apresentação de As Fadas do Bosque das Cores e das Estórias, com texto da tua autoria e ilustrações da Cristina Pinto.
    A apresentação da Idalina Ferreira só não me surpreendeu porque quem com ela conviveu e trabalhou se habituou sempre ao seu rigor e à sua competência. Foi um deleite a lição que nos proporcionou e a que, com ávida atenção, pudemos assistir.
    Sobre estas tuas Fadas, infelizmente, ainda não me posso pronunciar e a principal razão é de ti conhecida. No entanto, posso adiantar-te que os nossos meninos ficaram encantados com o passarinho e com o esquilinho pintados pela Cristina.
    A outra razão é que a bisavó dos nossos meninos gostou tanto da capa do livro, que ficou logo com ele para poder entrar no Bosque mágico de tais Fadas… Quer isto dizer que só o poderei ler depois de ela terminar a sua leitura. E esta é feita ao ritmo do que lhe permite a sua ainda muito ativa lida doméstica… Mas passaste a ter mais uma leitora!
    Que o Novo Ano de 2022 tenha o encanto que tanto mereces e que também seja o do êxito pleno deste teu surpreendente Bosque.
    O meu enorme abraço de profunda estima e absoluto reconhecimento.
    Manuel Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo Manuel Maria, obrigada pelas tuas palavras e pela tua amizade. Que bom a tua sogra também ter gostado do livro. Deve ser por essas e por outras que está ainda tão bonita e tão ativa.
      Oxalá os meninos gostem também de passear um bocadinho por este bosque, onde as fadinhas voam e onde acontecem coisas simples e comuns, embora com palavras a rimar de vez em quando.
      Sim, a Idalina Ferreira foi uma belíssima apresentadora porque teve vivacidade, graça, leu o livro com muita atenção, referiu outras leituras, foi empática e pedagógica, etc etc etc. Fiquei muito reconhecida e quase ouso dizer que muitas figuras conhecidas não têm essa sorte!
      Desejo-te também os maiores sucessos para os teus livros, nomeadamente os dois últimos em que o Pe António Vieira é personagem principal, desenvolvida com tanto labor e talento.
      Outro abraço e Um Ano Novo Muito Muito Bom para ti e para toda a família.

      Eliminar
  3. É bom quando os sonhos se concretizam e com essa concretude podemos agradar outros.

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante a sua publicação!! :))
    -
    O Ano nasceu e termina...em reflexão
    -
    FELIZ ANO NOVO, A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS, EXTENSIVO AOS QUATROS CANTOS DO MUNDO. QUE NO ANO VINDOURO CONTINUEMOS NESTA NOSSA ETAPA, POÉTICAMENTE FALANDO. 📌 ABRAÇOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália. Feliz Ano Novo para si também, familiares e amigos.
      Um abraço

      Eliminar
  5. Viva a literatura, é uma das nossas boias de salvação!
    Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Justine! Sem essas boias de salvação, pode naufragar-se mais facilmente.
      Bom Ano Novo!

      Eliminar
  6. Parabéns e venham mais em 2022!
    Um bom ano para si.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que boas palavras, CC. Bom presente em dias festivos.
      Tenho andado bastante ausente, mas anseio pela rotina, de que gosto tanto, e abrir boas janelas como as suas.
      Bom Ano Novo

      Eliminar
  7. Independentemente do teor da publicação, composta por um belo texto, que elogio, HOJE, passo apenas, para desejar um FELIZ ANO NOVO de 2022, extensivo à sua família.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo. O mesmo para si e para a sua família. Um abraço.

      Eliminar
  8. Bom dia. Espero que em 2022 você realize novos sonhos e projetos. São os votos sinceros do seu amigo brasileiro e carioca Luiz Gomes. Feliz ano novo, um ano de 2022 com muita saúde.

    ResponderEliminar
  9. Obrigaaaada, Luíz, querido amigo carioca. Bom Ano Novo com muita saúde e com a concretização também dos seus sonhos e projetos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Feliz 2022 para si e todos os seus. Parabéns pelo novo livro. Vou querê-lo. E os marcadores também, para a minha colecção. Depois entro em contacto pelo mail.

    Muita saúde para si e os seus. Que 2022 traga muitas coisas boas.

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom 'vê-la' de novo, Isabel. Obrigada. Este novo livro já se adequa mais, acho eu, a meninos mais crescidinhos. Mandei imprimir mais marcadores para oferecer aos amigos. Tenho todo gosto em oferecer-lhos também.
      Um beijinho e um Ótimo Ano Novo para si e para a sua família..

      Eliminar
  11. Adoro a primeira foto das que estão ali do lado direito! Lindíssima!

    ResponderEliminar
  12. Afinal estava equivocada, porque não tenho o seu mail. Os seus livros não lhos comprei directamente, mas no site wook. E já vi que lá está este novo. Mas os marcadores não há como comprar a colecção, ou há essa possibilidade? Gostava de os comprar.

    Beijinhos e feliz 2022!

    ResponderEliminar
  13. Como lhe disse, tenho todo o gosto em oferecer-lhos. Não estão à venda porque foi trabalho da ilustradora, Cristina Pinto. Foi um 'miminho que oferecemos com o livro, no dia do lançamento.
    Beijinhos, Isabel, e Um Ótimo Ano Novo.

    ResponderEliminar