quinta-feira, 23 de março de 2023

Uma questão de preconceito ou um prazer de sábado à noite?

 

Num sábado à noite e num restaurante, com as mesas ocupadas por casais e pequenos grupos em sonora boa disposição, uma mulher de meia idade jantava sozinha. Sobre a mesa não faltava um copo alto de vinho reluzente. 

Eu estava com família e logo comentei que, se estivesse sozinha, não iria àquele tipo de restaurante. Talvez me ficasse por um café ou confeitaria. Ou comprava qualquer coisa para comer em casa ou no quarto de hotel, se fosse o caso.

Este acabou por ser um dos assuntos do jantar. Uma mulher estar sozinha num restaurante a saborear calma e legitimamente os prazeres da mesa é muito natural, referiu a minha filha. Por que não? 

Acho que, para ela, este era até um não-assunto. E ainda bem.

E eu, que vou tentando aprender e banir alguns preconceitos, dou comigo a reiterar  que tanto uma mulher como um homem o podem fazer em qualquer dia. Assim o queiram e possam. Por que não? E, embora não tenha dúvidas sobre isto, persistem em mim algumas dúvidas se eu o faria naquele contexto.

E as razões poderiam ser mais que muitas. Uma delas seria, também legitimamente, preferir ocupar o tempo de outra maneira. 

Ou seria sobretudo pelo velho e gasto receio de parecer o patinho feio?


2 comentários:

  1. Podem existir vários motivos para não se ir sozinha a um restaurante. O meu não seria decerto o facto de estar só. É um facto que prefiro fazer em casa as refeições: não necessito de me vestir para sair, posso sentar-me onde quero e como quero, não tenho de cumprir as regras da etiqueta e boas maneiras. A Maria Dolores pode ter vários motivos diferentes. E o mesmo com outras pessoas. A não ser que se veja como preconceito o que penso tanta vez e é mesmo o meu caso: que as refeições em restaurante são celebrações pontuais e não regra, e celebrar é coisa que a solo tem menos fulgor. E, no entanto, há quem faça as refeições em restaurante - todas ou quase todas -, que mais dá, se a solo ou em companhia.
    Bom dia:)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bea
    Começando pelo fim, acho que seria penoso para mim almoçar e jantar sempre em restaurantes. Ficaria farta dos sabores, das esperas, etc. Prefiro as refeições em casa, mas também me sabe bem, por vezes, não ter de cozinhar.
    Lembro-me de, há muitos anos, um casal ir todos os dias ao mesmo restaurante perto de casa para não ter de cozinhar nem arrumar a cozinha. Agora, também seria mais complicado, acho eu, devido aos preços de tudo e mais alguma coisa, mas para mim, seria um sufoco.
    Quanto ao facto de ir sozinha a um restaurante, não tenho mesmo esse hábito, porque, habitualmente, há motivos, em que cabe também a celebração, que façam lá entrar que não só a refeição.
    Seja como for, qualquer dia sento-me sozinha a uma mesa de um restaurante bonito (não caro porque não me convém de maneira nenhuma). Não há como (eu) experimentar.
    Um abracinho, Bea, e bom domingo.

    ResponderEliminar