Há muito tempo que não se viam. A mulher mais velha gostou muito de rever a rapariga, mas já com filhos adolescentes. Recordava-se tão bem dela quando era pequena, de mimado sorriso tímido.
E a mulher mais velha logo se lembrou da mãe dela. Quando os filhos eram pequenos, encontravam-se na escola com frequência. E falavam muito das suas crianças. Dos sucessos, dos sonhos, das fragilidades, etc.
Com o tempo, cada um dos filhos foi seguindo os seus cursos e as suas vidas. As duas mães deixaram de se ver, sem deixarem de se lembrar com carinho uma da outra. Com vidas e profissões muito diferentes, ambas acabaram por ficar sós, também em circunstâncias diversas.
Agora, ali estava uma delas a falar com uma das crianças que há muito não via e que se tinha tornado mulher adulta.
- E a tua mãe como está?
Não estava bem, não. Vivia muito só e, o pior, não tinha amigas com quem falar nem tinha qualquer atividade que lhe desse alegrias.
E a pergunta surgiu por parte da jovem:
- E no seu caso, tem amigas, com certeza?
Sim, algumas boas amigas e uns poucos bons amigos. Felizmente. E ela ia fazendo perguntas. Andava mesmo muito preocupada com a mãe. Os irmãos iam-se desligando porque tinham a sua vida muito ocupada e não desperdiçavam o direito de a viver.
Ela, que era a mais nova, estava sempre presente e tentava ajudar a mãe. Falava com ela, dava-lhe sugestões, motivava-a a sair, a participar de atividades onde conhecesse outras pessoas e se sentisse bem. Sim, iria fazê-lo, prometia-lhe a mãe, mas, chegada a hora, desistia e tudo ficava na mesma - a mesma solidão, as mesmas obsessões. Como estariam os filhos? E os meninos? Porque não atendiam o telefone? Porque não respondiam às mensagens? Porque não vinham visitá-la mais vezes?
Deste lado, a outra mãe ia pensando que talvez fosse bem mais feliz e que assim também os filhos o seriam. Pese embora ter muitos momentos com preocupações idênticas. Tinha bons amigos e algumas atividades que lhe davam prazer, o que lhe amaciava a vida e ajudava a olhar mais alegre e carinhosamente para o mundo e a relativizar muitas situações presentes e passadas.
Sabia que a vida vai dando e retirando muita coisa, mas acreditava que também a vida vai oferecendo outras.
Acabou por mandar um beijinho para para a outra mãe. Pudesse, pelo menos, dar-lhe algum alento. Por pouco que fosse.
Não se percebe. Se tinham conversado quando os filhos andavam na escola, embora separadas pela vida, agora que havia hipótese de se reencontrarem, por que razão a senhora em causa - a feliz e com amigos e amigas - em vez de um beijo não prometeu uma visita? Logo via se valia ou não a pena. E, pelo menos reencontravam-se.
ResponderEliminarBom, enviar um beijo dá muito menos trabalho. E ela já tinha o seu círculo formado. Mas faz-me um bocadinho de confusão que não tenha dito qualquer coisa como, "gostava de a rever" e logo via como reagia a filha.
Digo eu acerca de duas pessoas inventadas e de uma situação não menos devaneante:).
Mas está uma boa história, Maria Dolores.
A tal que era feliz - embora nem sempre! - poderá ter em conta as suas sugestões.
ResponderEliminarÀs vezes, é necessária uma grande dose de generosidade e coragem para 'invadir' um espaço onde não sabe se é bem-vindo.
Talvez um café agradável fosse uma oportunidade para um pouco de conversa. Assunto haveria com certeza e ouvir seria ainda mais importante.
Thank you for sharing useful information with us. please keep sharing like this. And if you are searching a unique and Top University in India, Colleges discovery platform, which connects students or working professionals with Universities/colleges, at the same time offering information about colleges, courses, entrance exam details, admission notifications, scholarships, and all related topics. Please visit below links:
ResponderEliminarMBA Enterprise Management Colleges in Palwal
MBA Artificial Intelligence Colleges in Palwal
MBA Business Analytics and Big Data Colleges in Palwal
MBA E Commerce Colleges in Palwal
MBA Rural and Agri Business Colleges in Palwal
MBA Pharma and Healthcare Management Colleges in Palwal
MBA Entrepreneurship Colleges in Rohtak