Em França, quando se fala de ostras, também são referidas ‘Les portugaises’, cujo nome tem a ver com a antiga importação desses bivalves por portugueses. Isto fiquei a saber num estágio para professores de francês em que participei há muitos anos, num mês de julho, em Bordéus. Com outras colegas, visitei vários viveiros de ostras da região, com vista a um trabalho que realizámos. Também pudemos saborear algumas, é claro. Ao todo, éramos um grupo de uma dezena de professoras portuguesas e os colegas dos outros países também diriam ‘Les portugaises’ referindo-se a nós e atendendo ao nosso país de origem, porque as palavras são ricas em diferentes sentidos.
Ora, durante esse estágio, pudemos também assistir à festa nacional francesa do 14 de Julho, em que se celebra a tomada da Bastilha, em 1789, fortaleza e prisão, símbolo do absolutismo monárquico, espaço que deu lugar à atual Praça da Bastilha.
Nessa data, fundamental para a França e importante para nós vivê-la como experiência, lá fomos todas alegremente para a rua participar da Festa Nacional Francesa e comemorar a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, símbolos da Revolução Francesa. Impossível esquecer essa Festa.
Oxalá que o 14 de Julho seja sempre celebrado em feliz Liberdade.
Nota: Imagens da net
Sem comentários:
Enviar um comentário