Ele tinha longa experiência de taxista em Amsterdão. E de alguns acidentes com bicicletas. Dizia que por circularem em elevado número, os ciclistas não respeitam as regras e causam danos a automóveis porque querem passar sempre em primeiro lugar. Acrescentava que, quando acontece alguma coisa, a polícia dá sempre razão aos condutores das bicicletas. Assim sendo, filma a rua por onde passa para poder provar que tem razão, se lhe rasparem o carro ou provocarem outro dano.
E isto dizia-o calmamente, seguro de que queria trabalhar em segurança.
Mas, para mim, que conhecia a Holanda pela primeira vez, achei fantástico o uso enraizado da bicicleta. A existência de vias para as bicicletas e outras para os peões são fortes sinais da qualidade de vida instituída para todas as pessoas.
O facto de o pavimento ser plano facilita muito o uso da bicicleta. Quem anda a pé tem de prestar muita atenção, porque nem sempre as bicicletas assinalam a presença com o toque da campainha.
Mesmo que incomodem alguns, o bem que fazem à saúde dos utilizadores e do ambiente é, de certeza, incomparavelmente maior.
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