Uma filha perguntou-me há dias: Mãe, o que vais fazer de manhã? Respondi-lhe: Nada de especial, filha, algumas pequenas coisas. Julgo que não disse, mas pensei: e que me são necessárias.
Embora não me possa queixar, tenho cada vez mais necessidade de dispor de algum tempo, sem obrigações, sem ter de fazer isto ou aquilo com horas marcadas. Ter tempo e programa por minha conta. Hoje, conto ter um dia assim e fico contente, embora goste de muitos afazeres do dia a dia e de sentir que posso ser útil sobretudo à família mais próxima.
Ao fim da tarde, vou ter a visita de uma ex-empregada, agora amiga. Trabalhou cá em casa uns quarenta anos. Ajudou-me e ajudou as minhas filhas a crescer. Como de costume, irá trazer-me hortaliças e ovos caseiros. E coisas para contar. E desabafos a fazer. E da vida que, com a sua força e vontade, vai fazendo renascer todos os dias. E da casa que alindou para receber o compasso e a Páscoa.
Há muitos muitos anos, passei alguns dias do final da Semana Santa numa paróquia de Vale de Cambra, onde um tio meu era padre - Senhor Prior, como os paroquianos diziam. Eu era adolescente e gostava de ouvir rádio. As estações que se ouviam eram a Emissora Nacional, a Rádio Renascença e o Rádio Clube Português. Lá em casa, o ambiente era austero e ainda mais em tempo de Quaresma. Porém, sempre que eu podia, ligava o meu rádio de pilhas para ouvir músicas de que gostava, com o transistor quase encostado ao ouvido, de tão baixinho que punha o som. Foi quando, na 6ª Feira Santa, ouvi a voz do locutor a anunciar, julgo que no Rádio Clube Português: A emissão será interrompida às três da tarde, hora da celebração da morte de Jesus Cristo. Será retomada amanhã, Sábado de Aleluia.
O mesmo aconteceu nas outras rádios. Lembro-me que fiquei triste, mas nem disse nada à minha tia, que andava sempre ocupada com as tarefas da casa, e muito menos ao meu tio, recolhido que estava no escritório, talvez a reler textos bíblicos sobre a morte e ressurreição de Cristo. Falar-lhe da falta que fazia um rádio seria demasiado pagão.
PÁSCOA FELIZ PARA TODOS!
Desejo-lhe uma Santa Páscoa, com saúde.
ResponderEliminarIgualmente, obrigada!
EliminarBoa tarde. Independentemente da sua publicação que gostei de ler, respeito e agradeço, passo a fim de deixar expressos os meus votos:
ResponderEliminar.
“” De uma Feliz e Santa Páscoa, extensivos à sua família e amizades.““
.
O mesmo lhe desejo com carinho e amizade.
EliminarFeliz Páscoa. Tudo de bom e maravilhoso em sua vida.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia