quinta-feira, 22 de abril de 2021

Atividades que marcam!

 


Como já contei no passado dia 15, tive a alegria de ser convidada para trocar impressões com crianças do 1º ciclo do Agrupamento nº 1 de escolas de Gondomar, na Semana da Leitura que estava a decorrer. Um dos suportes do diálogo foi um livro que escrevi para crianças - Histórias da Clarinha, em formato de e-book.

Gostei muito da experiência, tal como já referi nesse post, e de receber um mail com alguns  marcadores. Não por estar lá o meu nome, mas porque marcam também o papel das bibliotecas escolares - lugares bonitos, coloridos, festivos, que mostram a criatividade de todas as crianças, as maravilhas da leitura, o carinhoso trabalho e acompanhamento dos professores, a importância de tarefas em conjunto, etc.

A partilha de atividades, como a Semana da Leitura (nem que seja por zoom ou fotos), e outras abrem as bibliotecas escolares à comunidade. As crianças não mais esquecerão os trabalhos que fizeram, os textos que escreveram, os desenhos que criaram, as palavras que ouviram, o reconhecimento que tiveram. As famílias, por sua vez, acompanham e valorizam a evolução das crianças. Todos ficam a saber mais e, de certeza, mais felizes. 

Conhecer os trabalhos das bibliotecas escolares permite acreditar num mundo melhor. O brilhozinho dos olhos e o entusiasmo sorridente de tantas crianças construirão uma boa memória futura.



Obrigada e um beijinho para todos.


                                               

7 comentários:

  1. Olá, Dolores!
    Começo por lhe dizer que adorei a foto, belíssima, que o "Mariana" ostenta no seu cabeçalho. Faz bem jus à Estação que atravessamos, com a sua instabilidade própria, mas sempre a minha preferida.

    Quanto à experiência que vivenciou, creio ter-lhe deixado recordações deliciosas e palpáveis, para toda a vida. Os marcadores são um mimo.

    Um beijinho e boa continuação do melhor para si e os seus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Janita. Também gostei muito da foto que a minha filha me enviou de Londres, e logo a imaginei na 'minha porta de entrada'.
      Também achei os marcadores muito mimosos. São pequenas coisas boas que ajudam a ter esperança no futuro.
      Beijinhos, Janita

      Eliminar
  2. Estão lindos os trabalhos das crianças. O blogue, hoje, mais que uma biblioteca, parece uma escola.
    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Bea. Pode ser que os meninos tenham acesso ao seu comentário e ficarão contentes e com vontade de criar outras coisas.
    Um bom Dia do Livro, se bem que pode (e deve) ser qualquer dia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde ! Interessante atividade com crianças, a leitura e contato com escritor(a) sempre é de grande valia para alunos(as). Como ter acesso ao teu livro ? abraços!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Luiz Henrique. Bem gostaria até de o oferecer, mas já não tenho. Não sei se ainda há exemplares na Wook. A tiragem não foi grande e venderam-se bastantes.
    Um abraço e, mais uma vez, obrigada.

    ResponderEliminar