quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cores de Haikus


Wendy Moore

Cores de haikus:
 Registo de pequenos momentos do quotidiano
- uns pela observação do presente,
  outros pela lembrança do passado.




A menina a correr
Ganhava asas no cabelo

O menino segurava na mão o poema que tinha escrito
E as palavras faziam-lhe festas nos dedos

A trepadeira do muro enleou-se no silvado
E os picos estranharam a maciez das outras folhas

A ameixoeira caiu.
Não aguentou tantos frutos.
O tronco estava frágil e o vento foi mais forte

A romãzeira tem flores laranja
Que dão romãs rosa

A flor de laranjeira
É neve perfumada suspensa nas folhas em concha

O meu avô sabia compreender a razão das nuvens.
E tinha tempo para explicar o que sabia.

Descobri a olaia
Quando um menino a pôs num poema.
Olhai-a, dizia ele

As boninas são florzinhas
Que enfeitavam os muros da minha infância.

A mãe sorriu e a família
 repercutiu o eco
 
A rosa vermelha trepava no muro cinzento
Em busca de luz mais clara

O pai deu a cara
Mas o filho deu-lhe um beijo

As buganvílias parecem flores enormes
Pela junção das pequeninas

A menina pegou no búzio
E hoje, mulher, ainda ouve o som.
 

 



Tomás aprende a ler

 Renoir

Tomás sabia fazer uma vala com troncos de árvore ou cozinhar uma tortilha, mas não sabia ler. Fazia uma mesa de uma árvore e um xarope da sua seiva, mas não sabia ler. Tomás sabia tratar dos tomates, dos pepinos e das maçarocas de milho, mas não sabia ler. Conhecia as pegadas dos animais e os sinais das estações do ano, mas não conhecia as letras nem as palavras. Um dia disse ao seu irmão, José:
— Quero aprender a ler.
— Já estás velho para isso, Tomás — respondeu-lhe José. — Tens filhos e netos e sabes fazer quase tudo.
— Mas não sei ler — insistiu Tomás.
— Já que queres, então aprende! — disse José.
— Quero aprender a ler — disse Tomás a Júlia, sua mulher.
— És um homem maravilhoso, tal como és — respondeu Júlia, fazendo-lhe uma festa.
— Mas ainda posso ser melhor — replicou ele.
— Então aprende! — disse a mulher, a sorrir, enquanto tricotava. — Assim, poderás ler para mim.
— Quero aprender a ler — disse Tomás ao seu velho cão pastor.
O cão fitou-o e depois deitou-se no tapete a seus pés. Tomás começou a pensar: “Como é que vou aprender a ler? O meu irmão não me pode ensinar. A minha mulher não me pode ensinar. Este cão velho também não me pode ensinar. Como é que eu vou aprender?” Pensou durante algum tempo até que, por fim, sorriu.
No dia seguinte, levantou-se ao nascer do sol e fez o trabalho da quinta. Depois do trabalho, lavou a cara e as mãos, penteou o cabelo e a barba, e vestiu a sua camisa preferida. Comeu umas torradas e preparou uma sandes. Depois, despediu-se de Júlia com um beijo e saiu de casa. Pelo caminho encontrou um grupo de meninos e meninas que, à sombra das árvores, se dirigiam para o mesmo local. Quando as crianças entraram na escola, Tomás entrou também. Ao vê-lo, a Professora Garcia sorriu.
— Quero aprender a ler — disse Tomás.
Ela indicou-lhe um lugar vago e ele sentou-se.
— Meninos e meninas — anunciou a professora — hoje temos um novo aluno.
Tomás começou pelas letras e seus sons. Alguns meninos ajudaram-no. No recreio, sentou-se debaixo de uma árvore e ensinou algumas crianças a imitar o canto do melro e o grasnar do ganso. E contou-lhes histórias.
Depressa Tomás aprendeu palavras. Todos os dias copiava os exercícios no caderno, com esmero. Gostava muito que a professora ou as crianças mais velhas lessem em voz alta, na aula. Por vezes, desenhava enquanto ia ouvindo. Tomás ia aprendendo, mas também ensinava. Ensinou os meninos a talhar madeira com uma navalha. E a professora aprendeu com ele a fazer compota de maçã e a assobiar.
Ao fim de algum tempo, Tomás já era capaz de juntar palavras e escrever histórias sobre como salvara um pequeno esquilo, como tomara um banho no rio e como conhecera a sua mulher.
À noite, Júlia ficava a vê-lo fazer os exercícios na mesa depois da ceia.
— Quando é que vais ler para mim? — perguntava-lhe.
— Quando chegar a ocasião — respondia o marido.
Um dia, Tomás trouxe da escola um livro de poemas que falava de árvores, nuvens, rios e gazelas velozes, e guardou-o debaixo da almofada. Nessa noite, quando Júlia e ele foram para a cama, pegou no livro.
— Ora escuta — pediu.
E leu um poema sobre pétalas suaves e o doce perfume das rosas e outro sobre ondas que se esbatiam na orla do mar. Terminou a leitura com um poema de amor.
Júlia olhou o marido nos olhos.
— Oh, Tomás! — disse. — Também quero aprender a ler.
— Amanhã, depois do pequeno-almoço, querida! — respondeu ele a sorrir, apagando a luz.
Jo Ellen Bogart
Tomás aprende a leer
Barcelona, Editorial Juventud, 1998
(Tradução e adaptação)
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terça-feira, 15 de maio de 2012

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

António Quadros Ferreira

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
                          Luís de Camões

Nome

      Se eu fosse gramática e pudesse escolher a classe das palavras, queria ser nome: próprio, comum, coletivo…
Mas nunca abstrato. Queria ser nome concreto. Embora saiba que há nomes mais ou menos abstratos. Ou mais ou menos concretos. Ou que às vezes são abstratos e outras vezes são concretos. É o caso de justiça, de amor, de reconhecimento… e tantos outros. Às vezes veem-se e outras esfumam-se de tão invisíveis.
Não gostava de ser pronome para não fazer sempre as vezes de. Seria menos eu para ser alguém que eu representaria. Também não gostava de ser adjetivo. É uma classe que dá jeito mas muitas vezes é poluidora.
Também não me importava nada de ser verbo. Pronunciado sem erro. Nem sss a mais por descuido, por desconhecimento, por analogia, por pressa. No caso de ser verbo, queria ser um tempo simples, não composto. E de preferência do indicativo. Podia ser o presente ou o futuro. O passado tem muitos tempos e também modos. Demasiados até. Para conjugar todos os tempos do passado, é preciso ter presentes muitos desses tempos. E não dá jeito nenhum, porque se misturam com presente e confundem-no.
Determinante também não queria ser. Costuma ser breve e é muito impositivo. Restringe como qualquer definição.
O advérbio tem um lugar engraçado. Quando está presente, modifica. E em muitos casos para melhor. É como passar e deixar algumas marcas. Também tem a vantagem de não ser obrigatório. Tanto está como não está. Pode tirar-se ou voltar a pôr-se de novo.

Sim, vendo bem a gramática, prefiro o nome.
Por isso te chamo. Na chama envolvente das palavras.

Obrigada, por favor, desculpe...

.
Muita gente afirma que muitos jovens não dizem "obrigada" quando se segura na porta para eles entrarem, quando são ajudados, quando se lhes empresta uma caneta... E é verdade.

Também "desculpe", "por favor" vão desaparecendo. 

Quem se esquece de agradecer, de pedir desculpa, de dizer por favor com certeza não ouve com frequência estas expressões à sua volta.

Claro que a época da mulher caminhar sempre do lado de dentro e o homem do lado de fora pode ir mudando que não faz mal nenhum, mas não haver reação a uma atitude simpática da parte do outro dá que pensar.

Parece que quem omite essas palavras mostra que a tudo tem direito sem nada dar em troca, incluindo um pequeno e justo agradecimento.

Digam-me, por favor, o que se passa. Desculpem. Obrigada.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Tabu" - um belo filme

Ana Moreira e Carloto Cotta

"Tabu" é o mais recente filme do realizador Miguel Gomes, trabalho premiado no festival de Berlim de 2012.

Na primeira parte, é evidente a solidão na velhice e alguns modos de a percecionar na sociedade atual. Uma velha senhora, com desvarios de memória, traz consigo um segredo que lhe marcou a longa existência.

Na segunda, há um recuo no tempo para ser contada a história de um grande amor e de um crime. O contexto é África colonial.

Para além da música e dos sons locais, ouvem-se canções tocadas e cantadas por conjuntos que punham, lá como cá, os corações em brasa e motivavam ao prazer da dança.

Um belo filme, a preto e branco, com Laura Soveral (Aurora já de idade avançada) e  Ana Moreira ( Aurora, enquanto jovem e recém-casada). 
Não me importava de o ver outra vez.


domingo, 13 de maio de 2012

Fiquei com vontade de ler

Leio no Expresso uma entrevista com Juan Marsé "considerado por muitos um dos maiores escritores espanhóis vivos". Considerando-se artesão da escrita, "começou justamente por trabalhar numa joalharia, reparando relógios e consertando pulseiras partidas".

À pergunta" O impulso para a escrita é o exercício da memória?" responde: "Sim, mas uma memória que nunca corresponde de forma linear aos acontecimentos reais".

Uma outra afirmação do jornalista é: "O protagonista do romance é um rapazito que lê muito, um exímio narrador capaz de inventar histórias mirabolantes a partir dos livros de aventuras e dos filmes que vê nos cinemas do bairro".

Fiquei com vontade de ler. Não sei é quando.

Impressão Digital

 Elizeu Menezes
Os meus olhos são uns olhos.
E é com esses olhos uns
Que eu vejo no mundo escolhos
Onde outros com outros olhos,
Não vêem escolhos nenhuns.

Quem diz escolhos diz flores.
De tudo o mesmo se diz.
Onde uns vêem luto e dores
Uns outros descobrem cores
Do mais formoso matiz.

Nas ruas ou nas estradas
Onde passa tanta gente,
Uns vêem pedras pisadas,
Mas outros, gnomos e fadas
Num halo resplandecente.

Inútil seguir vizinhos,
Querer ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos.
Onde Sancho vê moinhos
D. Quixote vê gigantes.

Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.
António Gedeão

Impressão pessoal: Gosto muito deste poema. Trabalhei-o com os alunos do 10º ano e eles também gostaram. De facto, cada um de nós interpreta o mundo segundo o seu olhar.
Por exemplo, para alguns o domingo é um dia bom porque, habitualmente, traz mais descanso e  disponibilidade; para outros será um dia chato porque logo a seguir vem a segunda-feira...
Bom domingo!

sábado, 12 de maio de 2012

"Pétalas e cores"


Glória

Depois do Inverno, 
morte figurada,
A Primavera,
uma assunção de flores.
A vida Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.


Miguel Torga

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por que há seres que são colhidos tão cedo?

Bernardo Sassetti 
(imagem da net)
Chego a casa e oiço: mãe, morreu  Bernardo Sassetti. Não, não podia ser. Um dia, tinha ido vê-lo na Casa da Música, no Porto. Com os cabelos fartos e compridos, inclinado  sobre as teclas do piano,  a música parecia penetrar-lhe nos poros e na alma. Ele tocava e passava a sensível emoção para o público.

Não, não podia ser. A vida não pode ser ceifada tão cedo,  quando é tão promissora. E tão necessária. E tão motivadora. 
Oiço na televisão: "Em todos os momentos, colhia motivos de inspiração".

Fica, porém, toda a sua música. 

Mas surge a interrogação: por que há seres de eleição ceifados  da vida tão cedo?

Arejar?

Vieira da Silva

Tenho quarenta janelas,
nas paredes do meu quarto,
sem vidros nem bambinelas,
posso ver através delas,
o mundo em que me reparto.

Por uma entra a luz do sol,
por outra a luz do luar,
por outra a luz das estrelas,
que andam no céu a rolar.

Por esta entra a Via Láctea,
como um vapor de algodão,
por aquela a luz dos homens,
pela outra a escuridão.

Pela maior entra o espanto,
pela menor a certeza,
pela da frente a beleza,
que inunda de canto a canto.

Pela quadrada entra a esperança,
de quatro lados iguais,
quatro arestas, quatro vértices,
quatro pontos cardeais.

Pela redonda entra o sonho,
que as vigias são redondas,
e o sonho afaga e embala,
à semelhança das ondas.

Por além entra a tristeza,
por aquela entra a saudade,
e o desejo, e a humildade,
e o silêncio, e a surpresa.

E o amor dos homens, e o tédio,
e o medo, e a melancolia,
e essa fome sem remédio,
a que se chama poesia.

E a inocência, e a bondade,
e a dor própria, e a dor alheia,
e a paixão que se incendeia,
e a viuvez, e a piedade.

E o grande pássaro branco,
e o grande pássaro negro,
que se olham obliquamente,
arrepiados de medo.

Todos os risos e choros,
todas as fomes e sedes,
tudo alonga a sua sombra,
nas minhas quatro paredes.

Ó janelas do meu quarto,
quem vos pudesse rasgar,
com tanta janela aberta,
falta-me a luz e o ar.

ANTÓNIO GEDEÃO

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Os Direitos Inalienáveis do Leitor


1 O Direito de Não Ler
2 O Direito de Saltar Páginas
3 O Direito de Não Acabar Um Livro
4 O Direito de Reler
5 O Direito de Ler Não Importa o Quê
6 O Direito de Amar os «Heróis» dos Romances
7 O Direito de Ler Não Importa Onde
8 O Direito de Saltar de Livro em Livro
9 O Direito de Ler em Voz Alta
10 O Direito de Não Falar do Que se Leu



in Pennac, Daniel, Como um Romance, Edições Asa, 1993

Já ninguém lê livros às escondidas!

 Imagem retirada da net

Quando eu era adolescente, li vários livros às escondidas dos meus pais (muitos dos que felizmente tinham acesso a livros também o faziam): O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós; A Curva da Estrada de Ferreira de Castro; Madame de Bovary de Gustave Flaubert...

Os jovens, hoje em dia, já não o fazem. Não precisam nem sentem necessidade de o fazer. Ou então usam outros meios. E outros suportes. Lembro-me que escondia o livro na mesinha de cabeceira, disfarçado entre outras coisas; debaixo da cama...

Muitos jovens são quase incapazes de ler um livro até ao fim. Os Maias, de Eça de Queirós, com umas setecentas páginas, são uma obra adotada no 11º ano. Poucos alunos a leem na íntegra. Até um capítulo (o romance está dividido em 18) já lhes parece uma imensidão de páginas. 

Apesar de ser uma obra-prima, talvez devesse ser escolhida outra narrativa menos extensa, para que, de facto, fosse lida por maior número de jovens.

Muitos alunos chegam aos 17 anos, frequentando o 11º ano, tendo lido apenas um livro - habitualmente pelo Contrato de Leitura, realizado no 10º ano.

É verdade que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" e talvez seja bom não haver necessidade de ler às escondidas. Seria preciso era ler mais. Quem lê livros afina mais facilmente muitas das qualidades humanas. 

É pena quando muitas oportunidades são desperdiçadas. E bem às claras!


terça-feira, 8 de maio de 2012

A cada um o seu olhar

Van Gogh

Há muito que ela dizia que gostava de dormir num quarto com uma grande janela que pudesse ficar aberta durante a noite, deixando-a ver o céu, enquanto não dormia e sempre que acordasse.

Queria olhar longamente as diferentes formas da lua, o brilho das estrelas, as tonalidades do céu...

Em casa, não o poderia fazer, porque quase todas as janelas davam para as janelas vizinhas. Se uma se abrisse, logo da outra se veria o que se passava. E ela sempre fora discreta. E sobretudo prezava a privacidade - tanto a sua como a dos outros.

Um dia, também afirmara que gostava de viver perto de um vulcão, mas sabia que isso, tal como muitos outros sonhos, nunca poderia concretizar.

Dormir num quarto donde pudesse ver o céu noturno seria bem mais fácil. E, no entanto, nunca o tinha feito.

Uma noite, deixou apenas a vidraça fechada. A persiana continuou toda corrida acima. Tal como havia estado durante o dia. 

Que os vizinhos a vissem pouco a incomodava. Toda a gente dorme. E que se saiba o mais comum é ser numa cama. Naquela noite, queria ver o céu. Sem olhar sequer o peitoril da janela, apagou todas as luzes.  Deitou-se. Ao alcance dos seus olhos, tinha os brilhos celestes que hoje ousaria observar durante a noite. 

Na rua, começaram a ouvir-se vozes. Pareciam murmúrios. Todos olhavam a janela aberta.  E todos elogiavam a generosidade da moradora: que nem fechara a janela para não matar o pássaro que estava lá há horas com a sua cria!

"Errar é aprender"

Hoje recebi um mail com muitas frases que eu sublinharia. Uma delas é esta: "errar é aprender".
Eu diria que o é quando a criança aprende, naturalmente, a saber que  pode errar mas também é capaz de fazer coisas bem feitas.

Mostrar à criança que tudo o que ela faz é bem feito não é uma boa ajuda. Porém, dizer-lhe que tudo o que faz ou diz é mau ainda é pior, na minha opinião.

Às vezes, oiço, em lugares públicos, pais a dizerem aos filhos pequenos,  como se estes fossem grandes comandantes: então, o que queres fazer, onde vamos almoçar...
Assim como todos ouvem e veem crianças em grande gritaria porque só desse modo são ouvidas.

Todos refletimos a educação que tivemos. Digo-o sem convocar quaisquer culpabilidades. Uma criança que cresce sem que ninguém lhe mostre o caminho considerado mais certo terá de fazer um esforço muito grande para viver em paz e harmonia.

Acho maravilhoso quando alguém conta um erro cometido com a mesma serena verdade com que fala de um sucesso.  Mostra, assim, que lhe ensinaram, airosamente,  a corrigir muitos erros que sempre ocorrem.

E "errar é aprender" não se aplica só aos mais jovens.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gaivotas ao sol


Mar de Mindelo em tarde de vento e chuva

domingo, 6 de maio de 2012

BARBARA (em dia de eleições francesas)

Seurat

Rappelle-toi Barbara
Il pleuvait sans cesse sur Brest ce jour-là
Et tu marchais souriante
Épanouie ravie ruisselante
Sous la pluie
Rappelle-toi Barbara
Il pleuvait sans cesse sur Brest
Et je t'ai croisée rue de Siam
Tu souriais
Et moi je souriais de même
Rappelle-toi Barbara
Toi que je ne connaissais pas
Toi qui ne me connaissais pas
Rappelle-toi
Rappelle-toi quand même ce jour-là
N'oublie pas
Un homme sous un porche s'abritait
Et il a crié ton nom
Barbara
Et tu as couru vers lui sous la pluie
Ruisselante ravie épanouie
Et tu t'es jetée dans ses bras
Rappelle-toi cela Barbara
Et ne m'en veux pas si je te tutoie
Je dis tu a tous ceux que j'aime
Même si je ne les ai vus qu'une seule fois
Je dis tu a tous ceux qui s'aiment
Même si je ne les connais pas
Rappelle-toi Barbara
N'oublie pas
Cette pluie sage et heureuse
Sur ton visage heureux
Sur cette ville heureuse
Cette pluie sur la mer
Sur l'arsenal
Sur le bateau d'Ouessant
Oh Barbara
Quelle connerie la guerre
Qu'es-tu devenue maintenant
Sous cette pluie de fer
De feu d'acier de sang
Et celui qui te serrait dans ses bras
Amoureusement
Est-il mort disparu ou bien encore vivant
Oh Barbara
Il pleut sans cesse sur Brest
Comme il pleuvait avant
Mais ce n'est plus pareil et tout est abîmé
C'est une pluie de deuil terrible et désolée
Ce n'est même plus l'orage
De fer d'acier de sang
Tout simplement des nuages
Qui crèvent comme des chiens
Des chiens qui disparaissent
Au fil de l'eau sur Brest
Et vont pourrir au loin
Au loin très loin de Brest
Dont il ne reste rien.

Jacques Prévert

sábado, 5 de maio de 2012

Nascer


Mãe!

Que verdade linda

O nascer encerra:

Eu nasci de ti.

Como a flor da terra!
  
                                     Matilde Rosa Araújo

Mãos de mãe

 
Rodin
Noite após noite, a minha mãe vinha aconchegar-me, mesmo quando eu já deixara há muito de ser criança. Tal como outrora, inclinava-se sobre mim, afastava o meu cabelo comprido e beijava-me a testa.
Não me lembro de quando o gesto das suas mãos a afastar o meu cabelo começou a irritar-me. Mas aborrecia-me deveras que ela passasse as mãos ásperas e gastas pelo trabalho sobre a minha pele macia. Uma noite gritei, zangada:
—Não faças mais isso! As tuas mãos são muito ásperas!
A minha mãe não disse nada, mas nunca mais aquele gesto de amor rematou os meus dias. Continuei acordada muito tempo depois de ter proferido aquelas palavras, que agora me perseguiam. Contudo, o orgulho abafou a consciência e não consegui dizer-lhe o quanto lamentava tê-las proferido.
Os anos foram passando, sem que a memória daquela noite se apagasse. O incidente, que ora parecia recente ora se afigurava longínquo, nunca me saiu da mente e eu comecei a ter saudades daquele gesto que reprimira.
Hoje a minha mãe já ultrapassou os setenta anos e as mãos que outrora achei tão ásperas ainda trabalham para mim e para os meus. É ela que tem sido a nossa médica, ao procurar no armário o remédio para aliviar uma dor de estômago ou de um joelho ferido dos mais novos. É ela que faz o melhor frango frito do mundo, que tira as nódoas das calças de ganga como eu nunca consegui, que ainda insiste em servir gelado a qualquer hora do dia ou da noite. Ao longo dos anos, as mãos da minha mãe trabalharam durante horas incontáveis, muito antes de haver máquinas de lavar e tecidos resistentes que não engelham.
Agora, os meus filhos já são crescidos e independentes e o meu pai já faleceu. Em ocasiões especiais, vou passar a noite com ela.
E foi assim que, numa véspera do Dia de Ação de Graças, quando eu começava a adormecer no quarto da minha infância, senti uma mão conhecida, que passava, hesitante, pelo meu rosto, para afastar o cabelo da minha testa. Quando um beijo, sempre igualmente gentil, pousou no meu sobrolho, recordei, pela milésima vez, a noite em que a minha voz jovem e ríspida soara indignada:
—Não faças mais isso. As tuas mãos são muito ásperas!
Então, segurando a mão da minha mãe, disse-lhe o quanto lamentava aquela noite. Pensei que, como eu, ela se lembrasse... Mas a minha mãe não sabia do que eu estava a falar, pois há muito que tinha esquecido e perdoado.
Naquela noite, adormeci profundamente grata pela presença da minha mãe e pelo carinho das suas mãos.
E a culpa que eu tinha carregado durante tantos anos desvaneceu-se.
Louisa Godissart McQuillen
Jack Canfield, Mark Victor Hansen
A Second Chicken Soup for the Woman’s Soul
HCIbooks, Deerfield Beach, 1998
(Tradução e adaptação)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Poema da Auto-estrada

Imagem retirada da net

Voando vai para a praia
Leonor na estrada preta.
Vai na brasa, de lambreta.

Leva calções de pirata,
Vermelho de alizarina,
modelando a coxa fina
de impaciente nervura.
Como guache lustroso,
amarelo de indantreno,
blusinha de terileno
desfraldada na cintura.

Fuge, fuge, Leonoreta.
Vai na brasa, de lambreta.

Agarrada ao companheiro
na volúpia da escapada
pincha no banco traseiro
em cada volta da estrada.
Grita de medo fingido,
que o receio não é com ela,
mas por amor e cautela
abraça-o pela cintura.
Vai ditosa, e bem segura.

Como um rasgão na paisagem
corta a lambreta afiada,
engole as bermas da estrada
e a rumorosa folhagem.
Urrando, estremece a terra,
bramir de rinoceronte,
enfia pelo horizonte
como um punhal que se enterra.
Tudo foge à sua volta,
o céu, as nuvens, as casas,
e com os bramidos que solta
lembra um demónio com asas.

Na confusão dos sentidos
já nem percebe, Leonor,
se o que lhe chega aos ouvidos
são ecos de amor perdidos
se os rugidos do motor.

Fuge, fuge, Leonoreta.
Vai na brasa, de lambreta.

António Gedeão, in 'Máquina de Fogo'

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"A gaivota"

Ontem, na Biblioteca Municipal de Gondomar, numa Comunidade de Leitores, abordou-se a peça "A gaivota", de Anton Tchékhov.

O moderador, João Teixeira Lopes, sociólogo e professor universitário, orientou, de forma serena, atenta e profunda, o diálogo à volta desta obra da qual realçou a modernidade e intemporalidade.

Leu-se, ouviu-se, falou-se, argumentou-se, convocaram-se emoções despertadas pelo belíssimo texto; referiram-se sentimentos que emergiram da leitura: desencanto, desamor, angústia, impossibilidade de ser feliz; estabeleceram-se relações com experiência pessoal...

Interligaram-se outras formas de arte, nomeadamente a música e a poesia. Vieram, assim, à baila os  versos de Carlos Drummond de Andrade:

"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém"...

Mas só quem amasse e conhecesse a vida humana poderia escrever esta peça. E, no entanto, no título, paira uma gaivota.



"Eles são vida"

Falava com um amigo sobre alguns momentos da educação (de muitos) dos nossos dias. Alguns difíceis porque muitos adolescentes não se inibem de falar com um professor como falam com um colega da idade deles. E os pais, muitas vezes, concordam e até reforçam esses comportamentos. Julgo não andar longe da verdade dizendo que alguns pais parecem 
- perder o controlo dos filhos;
- ter medo dos filhos;
- desconhecer comportamentos relevantes dos filhos;
- querer compensar os filhos, defendendo que só os outros é que estão  errados;
-...

Ora, assim sendo, esses jovens reivindicam alto os seus direitos e viram as costas aos deveres.
A minha experiência pessoal diz-me que muitos jovens revelam que lhes incutiram regras de boa convivência em sociedade, levando a crer que serão bons futuros cidadãos. Porém, muitos existem que as preferem ignorar - não sei se por genes, se por falta de quem lhas ensinasse -  e vão riscando traços labirínticos onde podem perder-se.

Falando, então, com um amigo sobre estes assuntos, ele disse: pois é, "mas eles são vida". 

E senti "saudades do futuro".

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Eram sete menos três

Combinaram um jantar. Não é que não se encontrassem com frequência. À mesa falaram de tudo e mais alguma coisa: das últimas peripécias, de amigos que há muito não viam...
E a conversa foi parar às ausências. Diretamente ligadas aos sete jovens já eram três as pessoas que tinham emigrado. 
E falaram também de outros amigos ou amigos de amigos que tinham igualmente procurado trabalho no estrangeiro.
Cá, em Portugal, o trabalho era precário, ou incerto ou tinha mesmo acabado.
No próximo jantar, poderão ser mais do que sete. Ou talvez menos.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Com todas as mãos se trabalha o mundo


Cézanne
Manet
Millet
Vermeer
Vermeer

As mãos
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.

Manuel Alegre