tag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post6056671253148275989..comments2024-03-25T13:00:22.349+00:00Comments on Mariana: Uso de ferramenta "proibida" ao serviço da diferenciação pedagógicaMaria Dolores Garridohttp://www.blogger.com/profile/03393048582596440029noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post-16099312282570551682015-02-27T15:22:29.671+00:002015-02-27T15:22:29.671+00:00Olá, Vítor
Obrigada pelo teu comentário - sempre t...Olá, Vítor<br />Obrigada pelo teu comentário - sempre tão estimulante!<br />De facto, estou a gostar de usar, de vez em quando, o blogue na sala de aula (Letras não são tretas), mas as formas tradicionais de lecionação são e serão de preservar. As novas tecnologias sáo apenas complementares.<br />Também concordo com a necessidade de "abusar" em muitos casos, sendo um deles o uso do telemóvel na aula para escrita e envio de textos partilhados.<br /> Pena é haver turmas tão numerosas, o que dificulta muito o trabalho sejam quais forem as estratégias.<br />Um abraço<br />DoloresMaria Dolores Garridohttps://www.blogger.com/profile/03393048582596440029noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post-10400269326913720942015-02-26T20:13:35.496+00:002015-02-26T20:13:35.496+00:00Todas as estratégias são válidas, quando pensadas,...Todas as estratégias são válidas, quando pensadas, planificadas, estruturadas e avaliadas. E, diz a experiência, não se deve seguir sempre as mesmas, sob pena de a motivação desaparecer (por a banalização acontecer). Afinal, a diferenciação estratégica faz tanto sentido quanto a diferenciação do público existente e a multiplicidade de inteligências a ativar. Nem todos respondemos da mesma maneira à mesma situação ou aos mesmos problemas. Behaviourismo e pedagogia por objetivos já tiveram o seu tempo. O que deles teve de se aproveitar já foi aproveitado. Por ora, interessa ir em frente, ver mais longe e canalizar os nossos entusiasmos tecnológicos para o uso efetivo e produtivo no contexto de aula. Desde que haja rede(s), claro! Quando não há, volta-se à base: a nossa voz, o quadro e a (re)descoberta de que eles também acabam por motivar (re)encontros felizes.<br />Tudo o que nos ajudar no nosso desempenho e nas aprendizagens dos alunos é relevante.<br />Dolores e Etelvira, é tão bom abusar por boas razões!<br />Beijinhos às duas.Carruagem 23 - VOhttps://www.blogger.com/profile/12243638902720258504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post-55036519500689296692015-02-10T18:45:34.160+00:002015-02-10T18:45:34.160+00:00Que feliz que fiquei com o teu comentário. E vindo...Que feliz que fiquei com o teu comentário. E vindo de uma das minhas Formadoras da Acção sobre Diferenciação Pedagógica na Sociedade de Informação (online e offline) ainda melhor!<br />Apesar de tantos anos de profissão, não sei se programaria uma aula com os alunos a utilizarem a internet através dos seus telemóveis, se não tivesse frequentado a vossa Ação.<br />Para mim, a Ação de Formação validou o uso das novas tecnologias que tão úteis podem ser nas aprendizagens e que tão próximas estão dos jovens. <br />A utilização destes recursos, com o nosso olhar atento, é claro, ajuda a que os alunos saiam da aula com um sorriso pela oportunidade de interagir de forma responsável e aberta, como, de facto, se pretende no sáculo XXI..<br />Não tenciono seguir sempre esta estratégia, mas acho que não passarei sem a utilizar com alguma regularidade, esperando estar ao serviço (eu, eles e os diversos recursos) de melhores e mais motivadoras aprendizagens.<br />Um beijinho<br />M.Maria Dolores Garridohttps://www.blogger.com/profile/03393048582596440029noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post-33485235966231193202015-02-10T12:48:10.452+00:002015-02-10T12:48:10.452+00:00Viva Dolores! Viva Vitor!
O professor do sec XXI ...Viva Dolores! Viva Vitor! <br />O professor do sec XXI é um abusador ... Ao que isto chegou!<br />Pois quem visse a minha aula com o 12º7, questionava-se, certamente, sobre a minha sanidade mental. Todos os alunos estavam com os smartphones e alguns com auscultadores ... Mas é assim: para redigirem um texto de opinião sobre imigração, os alunos podiam optar pela leitura de uma notícia num jornal online ou pelo visionamente de um debate no Youtube, ambos publicados por mim no edmodo.com, no grupo da turma. Os alunos acederam à plataforma, e uns escolheram a notícia, outros o vídeo. Ora, quem está a ver um vídeo não pode incomodar quem está a ler... e como até trazem auscultadores com eles ...<br />E, assim, decorreu uma parte da aula... Reading / listening seguido de writing na mesma plataforma. E, sem saber, ainda vão ler os textos uns dos outros...<br />Por que havemos de contrariar a mudança se nos traz benefícios?Etelvira Figueiredohttps://www.blogger.com/profile/10493040081981197324noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post-88565159218322278172015-02-07T15:04:41.505+00:002015-02-07T15:04:41.505+00:00Bora lá! Parabéns!
E, embora digamos muitas vezes ...Bora lá! Parabéns!<br />E, embora digamos muitas vezes que não, os alunos sabem, com muita frequência, distinguir o uso bom e o uso mau do telemóvel!<br /><br />E, com a tarefa pensada pelo professor, eles leem mais. No tablet? Por que não?<br />Beijinho<br />M.Maria Dolores Garridohttps://www.blogger.com/profile/03393048582596440029noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1707964924150074147.post-41852385120456371292015-02-07T10:51:17.353+00:002015-02-07T10:51:17.353+00:00Pois, olha, também eu estou a infringir o Regulame...Pois, olha, também eu estou a infringir o Regulamento Interno, com alunos a ler o 'Amor de Perdição' e 'Mensagem' online, nos IPad, nos telemóveis e nos tablets. Discurso de compromisso no início e... vamos ao trabalho.<br />E não é que, passando por entre eles, estão mesmo a ler! Eu não gostaria, mas, já que assim é, VIVA A LEITURA!<br />(Somos uns prevaricadores, uns instigadores das normas; em suma, uns atrevidos.)Carruagem 23 - VOhttps://www.blogger.com/profile/12243638902720258504noreply@blogger.com